SAÚDE

Você sabe o que é uma IST?

Uma Infecção Sexualmente Transmissível ocorre, principalmente, por meio do sexo e troca de fluidos

Ouça o áudio:

Destacam-se entre as IST as viroses (Hepatite B e C, Herpes, HIV, HPV e HTVL), as bacterioses (Cancro Mole, Clamídia, Gonorreia e Sífilis) e a protozoose Tricomoníase - Andre Borges/Agência Brasília
O SUS oferece testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C

Provavelmente, você conhece a sigla DST, de Doença Sexualmente Transmissível. Mas sabia que, desde 2016, o mais indicado é usar o termo IST, de Infecção Sexualmente Transmissível? Isso se deve ao fato que uma infecção pode ocorrer sem que uma doença se manifeste. Ou seja, alguém pode se contaminar com um patógeno, e passar a ser transmissor do mesmo, sem, contudo, desenvolver a doença relacionada.

Uma IST ocorre, principalmente, por meio do sexo. Envolve a troca de fluidos entre o ânus, a boca, o pênis e a vagina. Também pode se dar da mãe para o filho, durante a gestação, o parto ou a amamentação. E, mais raramente, por meios não sexuais, que envolvam o contato de sangue e fluídos com mucosas ou pele machucadas.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Destacam-se entre as IST as viroses (Hepatite B e C, Herpes, HIV, HPV e HTVL), as bacterioses (Cancro Mole, Clamídia, Gonorreia e Sífilis) e a protozoose Tricomoníase. Na maioria delas os sintomas se manifestam nos órgãos sexuais. Mas, isso não é uma regra. O HIV, por exemplo, se instala nas células sanguíneas de defesa.

O SUS oferece testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Basta procurar uma unidade de saúde e se informar sobre como e onde realizá-los em sua região. 

A melhor forma de se evitar as IST é só transar com camisinha. A barreira física oferecida por ela impede que haja a troca de fluidos durante o sexo. O SUS distribui camisinhas gratuitamente. 

No caso do HIV, também é possível a profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP), que envolvem o uso de medicamentos que diminuem a chance de a infecção ocorrer em situações de emergência, principalmente quando há sexo sem camisinha. A PrEP e a PEP também estão disponíveis no SUS.

A transmissão materno fetal das IST é evitada por meio do acompanhamento pré-natal. E para a Hepatite B e o HPV existem vacinas eficazes e que são oferecidas pelo SUS.

Nosso sistema de saúde é referência mundial em relação às IST, principalmente o HIV. O que envolve amplas políticas de testagem, prevenção, educação e tratamento da população. 

Sexo é algo estruturante em nossas vidas e pode ser muito prazeroso. Por isso, é importante desenvolver uma relação saudável com ele. E isso passa por se informar, se preocupar e falar sobre as IST.

Converse com seu(s) parceiro(s) sexuais e busque sempre o sistema de saúde. Use camisinha e faça os testes periodicamente. E, caso ocorra uma infecção, mantenha a calma e busque tratamento, que na maioria das vezes será eficaz para reestabelecer sua saúde.

Um abraço e até a próxima!

Renan Santos é professor de biologia da rede estadual de Minas Gerais.

 

Edição: Larissa Costa