TOUR EUROPEU

Lula terá reuniões com líderes progressistas na Europa; veja a agenda completa da viagem

Ex-presidente fará contraponto a posicionamentos deJair Bolsonaro em série de encontros no continente europeu

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Lula participará de uma conferência na Sciences Po, em Paris, dez anos depois de ter sido o primeiro líder latino-americano a receber o título de Doutor Honoris Causa da instituição, - Divulgação/PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia nesta quinta-feira (11) uma viagem internacional para encontros com líderes políticos e sociais em quatro países europeus.

Continua após publicidade

Na Alemanha, Bélgica, França e Espanha, o petista terá compromissos e manterá diálogos sobre o cenário mundial e da América Latina. Veja as datas de chegada em cada um dos países:

Alemanha: 11 de novembro de 2021;

Bélgica: 15 de novembro de 2021;

França: 16 de novembro de 2021;

Espanha: 18 de novembro de 2021.

O ex-chefe do Executivo Federal e provável candidato do PT nas eleições de 2022 inicia a agenda na Alemanha. Na capital, Berlim, Lula se reunirá com Martin Schulz, ex-líder do Partido Social-Democrata (SPD) da Alemanha e ex-presidente do Parlamento Europeu.

::“A elite brasileira sabe da fome por leitura”, afirma Lula, em encontro com movimentos sociais::

Na Bélgica, o ex-presidente participará de um debate no Parlamento Europeu e terá reuniões com os líderes social-democratas.

Em seguida, Lula participará de uma conferência sobre o Brasil no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), na França. A conferência acontece dez anos depois de Lula ter sido o primeiro líder latino-americano a receber o título de Doutor Honoris Causa da instituição.

No dia 17, Lula receberá o prêmio Coragem Política 2021, concedido pela revista Politique Internationale por sua gestão “marcada pelo desejo de promover a igualdade”, na Presidência da República.

Também em Paris, Lula se reunirá com a prefeita Anne Hidalgo. Na Espanha, o ex-presidente participará de uma conferência e se reunirá com lideranças políticas.

::Lula lidera intenções de voto e Bolsonaro perderia para todos no 2º turno, diz Ipespe::

Contraponto a Bolsonaro

A viagem de Lula acontece menos de quinze dias após Bolsonaro ter apenas duas reuniões bilaterais durante o G20. O atual chefe do Palácio do Planalto teve apenas dois encontros bilaterais, número quatro vezes menor do que Bolsonaro teve na última cúpula presencial do G20, em 2019.

O desprestígio internacional de Bolsonaro será um dos temas que Lula vai explorar nos encontros. O atual chefe do Executivo tem enfrentado cada vez mais resistência de outros líderes e chefes de Estados.

Edição: Vinícius Segalla