ouça e assista

Tempero da Notícia: Bolsonaro se abraça ao centrão e Globo investe na terceira via com Moro

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos
Bolsonaro sempre foi ligado a essa turma

No Tempero da Notícia desta semana, produzido pelo Brasil de Fato, Rodrigo Vianna traz destaque ao abraço do presidente Jair Bolsonor (sem partido) ao centrão e sua escolha do Partido Liberal (PL) como legenda para as eleições de 2022.

A Receita da Semana tempera o caldo ainda com a manobra do presidente da Câmara dos Deputrados, Arthur Lira (PP- AL) para garantir a aprovação da Projeto de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios, ao mesmo tempo em que, no Supremo Tribunal Federal (STF), por 8x2, o govero amargava derrota com a rejeição do chamdo "Orçamento Secreto". Assista ao programa ou continue lendo abaixo do vídeo.

::Análise | Com quantos orçamentos secretos se mantém o fascismo?::

Vianna aponta também a tentativa de inflar a candidatura do ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, que se filia ao partido Podemos para concorrer às eleições presidencias, com um discurso contra corrupção que já convenceu mais gente. 

"Para a Globo, o Moro é agora uma nova esperança para terceira via, entre Lula e Boçsonaro", afirma Rodrigo.

O jornalista destaca também que, enquanto o presidente Jair Bolsonaro cai na aprovação do governo, Lula se consolida como opção já no primeiro turno e, em viagem à Europa, receberá em Paris, na França, em 17 de novembro, o Prêmio Coragem Política 2021. O petista foi selecionado pela  revista Politique International para ser premiado.

Para o quadro Panela de Pressão, Vianna leva o PSDB, partido em transe e cada vez mais nanico, segundo ele, que ressucita Aécio Neves em jogada política como aliado de Bolsonaro.

Cafezinho faz uma celebração para o cantor e compositor baiano, que foi ministro da Cultura do Brasil nos dois mandatos do governo Lula, entre 2003 e 2008, Gilberto Gil, eleito imortal da Academia Brasileira de Letras. 

::Gilberto Gil é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras::

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Isa Chedid