Contar histórias

UFMG promove oficina online sobre saberes indígenas e plantas medicinais neste sábado (13)

Evento também será gratuito e destinado ao público em geral a partir dos 10 anos de idade

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade convida a todas e todos a se debruçarem na cultura indígena - Foto: Matheus Alves

O projeto Espaço do Conhecimento UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, promove neste sábado (13), a partir das 10h, a oficina "Saberes indígenas e as plantas do meu quintal". A atividade tem caráter lúdico, além de ser online e gratuita.

O evento faz parte do Espaço em Rede, no qual o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade propõe brincadeiras sobre conhecimentos de plantas medicinais como um convite para trocar saberes sobre as culturas indígenas. 

A oficina é um desdobramento do projeto que deu origem à publicação do catálogo Saberes Indígenas e Etnofármacos, que apresenta uma pesquisa sobre os usos de plantas medicinais e saberes tradicionais dos povos Maxakali, Pataxó, Xakriabá e Yanomami.

“Compartilhar histórias pessoais e lembranças familiares nos permite criar laços conectivos entre nós e a rica cultura brasileira. Os conhecimentos e saberes indígenas perpassam pelas gerações e estão presentes em nosso dia a dia mais do que imaginamos. Lembra daquele chá feito pela avó, em uma receita de família? Pois saiba que ele se relaciona com os fundamentos etnofarmacológicos”, informa a nota do evento. 

Destinada ao público geral a partir dos 10 anos, a atividade tem duração de uma hora e ocorrerá na plataforma Zoom, com limite de vagas. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário. 

Serviço

Espaço em Rede | Oficina virtual "Saberes indígenas e as plantas do meu quintal" 
Quando: 13 de novembro, às 10h | Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUKGJm0JAHp7MoILDyTGDX2q7z--vLc1x4tuOyRwmoRUGtkw/viewform
Onde: Zoom (link enviado aos inscritos por e-mail) 
Classificação indicativa: a partir de 10 anos 
Atividade gratuita 

Edição: Daniel Lamir