Bolsonarismo

Central do Brasil analisa as movimentações de Bolsonaro para as eleições de 2022

O jornalista e especialista em relações internacionais César Calejon é o convidado do Entrevista Central

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - AFP
As chances de reeleição do Bolsonaro são mínimas

A população brasileira enfrenta hoje uma situação social penosa. A volta da fome no Brasil, o desemprego que já ultrapassa 14 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a falta de moradia adequada para muitos, o aumento da inflação que atinge patamares recordes e diversos problemas sociais têm nos mostrado também a importância do voto e como as escolhas nas urnas afetam diretamente o dia-a-dia da população.

Com as eleições se aproximando, muitos brasileiros vêm repensando a atual conjuntura política do país. Em 2018, pontos estratégicos motivaram a eleição de Jair Bolsonaro à presidência.

::Trabalho precário cresce e renda cai: desemprego atinge 14,4 milhões no Brasil::

O antipetismo, estimulado por empresários e veículos comerciais, o conservadorismo religioso, o elitismo cultural reforçado por parte da classe média, o uso de ferramentas tecnológicas na estratégia de comunicação massiva para disseminar informação e inverdades são apenas alguns pontos que contribuíram para o contexto atual.

O quadro Entrevista Central conversa com o jornalista, escritor e especialista em relações internacionais,César Calejon, que já escreveu dois livros sobre a conjuntura brasileira. O jornalista analisa os passos do bolsonarismo e as expectativas do atual presidente diante das eleições de 2022.

" Eu avalio que Bolsonaro perdeu cerca de 60% da força que tinha em 2018. Na época, o antipetismo era muito forte, ao longo desses anos, o contexto mudou, principalmente após tantos erros deste governo ", afirmou Calejon, em entrevista.

::Bolsonarismo tem raízes em um Brasil construído à margem do Estado, afirmam pesquisadores::

“Fora Bolsonaro Racista", esse é o tema de mais um protesto contra o governo de Jair Bolsonaro que será realizado em todo o Brasil no próximo sábado, dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra. Coalizão Negra por Direitos, movimentos populares, frente Povo Sem Medo, sindicatos, estudantes e organizações antifascistas estarão presentes.

Mais de 60 atos já estão confirmados em 63 cidades brasileiras e quatro países no exterior. O Trilhos do Brasil percorre algumas cidades brasileiras que participarão dos atos.

O podcast Marimbás, lançado no dia 4 de novembro pelo instituto Vladimir Herzog, apresenta ações e projetos criados e realizados pelo Instituto. A primeira temporada aborda episódios que contemplam histórias reais. O Instituto vem promovendo debates, ações educativas e culturais nas cinco macro regiões da capital paulista desde o início das atividades.

As produções inspiraram para a criação de uma versão compacta em formato podcast que agora, pode ser ouvida em plataformas de áudio. O diretor executivo do instituto Vladimir Herzog, Rogério Sottili, participa do quadro Parada Cultural.

Edição: Vinicius Segalla