NOVEMBRO NEGRO

Confira agenda dos protestos confirmados para o Dia da Consciência Negra no Rio de Janeiro

Marcha da periferia vai ocupar o Viaduto de Madureira; em Niterói o dia será marcado caminhada da Consciência Negra

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
"Fora Bolsonaro racista" será o mote das manifestações deste sábado (20), Dia da Consciência Negra - Reprodução

O próximo sábado (20), Dia da Consciência Negra, será marcado por atos em todo Brasil que denunciam o racismo do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). No Rio de Janeiro, a Marcha da Periferia está sendo organizada para ter início no Viaduto Negrão de Lima, na Zona Norte da cidade, a partir das 13h, e seguir em direção ao Parque Madureira.

“A marcha tem como tradição conversar com a população de Madureira. Esse ano em especial, a marcha se coloca como um dos últimos atos desse grande levante pelo ‘Fora Bolsonaro’. Todas as mazelas afetam prioritariamente as pessoas negras, como a carestia, fome, miséria, a própria pandemia e o desemprego. O mote desse ato, essencialmente, é o fora Bolsonaro racista”, explica Matheus Almeida, militante da União da Juventude Socialista (UJS).

Leia também: Edição impressa do Brasil de Fato RJ volta a circular nas ruas do Rio de Janeiro

Na sua décima edição no Rio, a Marcha da Periferia ocorre em todo Brasil organizada por movimentos sociais, sindicatos e organizações históricas do movimento negro como o Movimento Negro Unificado (MNU) e o União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro). Este ano, a manifestação tem como enfoque, além do ‘Fora Bolsonaro’, denunciar a gestão de Sérgio Camargo na Fundação Cultural Palmares. 

Em Niterói, na região metropolitana, a caminhada da Consciência Negra também será uma resposta dos movimentos sociais em repúdio ao presidente da fundação. Camargo, conhecido por declarações racistas e por ironizar o movimento negro, estará na Câmara Municipal da cidade para o lançamento da "Associação de Conservadores do Brasil" neste sábado (20).

“Sempre saímos às ruas com essa pauta da Consciência Negra, mas esse ano foi exacerbado pela política de retrocessos do governo Bolsonaro, mas também pela atuação desastrosa de Sergio Camargo”, afirma Rebecca Vieira, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Niterói. 

Após o protesto na cidade, o tradicional festival Viva Zumbi apresenta diversas atrações musicais a partir das 10h, na Concha Acústica de Niterói. Estão confirmados Chico César, bateria do Salgueiro, baile Black Bom, Maracatu Baque Mulher, entre outros. O evento ainda vai distribuir feijoada gratuitamente e receber doação de alimentos não perecíveis.

Leia mais: "Novembro Negro" tem cursos, rodas de samba e bailes de black music no Rio

“Sabemos que os ataques vêm diretamente por Niterói ter políticas de promoção da igualdade racial e contar há mais de 13 anos com a programação de celebração e denúncia do racismo no dia 20. Não existe lutar contra o racismo sem o ‘Fora Bolsonaro’, que representa todo oposto do que a gente quer enquanto povo negro”, finaliza Vieira.

Confira a programação no Rio de Janeiro:

- Marcha da Periferia de Madureira

13h - Viaduto Negrão de Lima e caminhada até o Parque Madureira

- Caminhada da Consciência Negra de Niterói

9h - Praça Arariboia até a Praça Zumbi dos Palmares, na Cantareira

- Festival Viva Zumbi

10h - Concha Acústica de Niterói (R. São Domingos)

Programação musical gratuita e feijoada

É obrigatório apresentar comprovante de vacinação.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita