Aumenta o som

Três por Quatro: viagem de Lula gera mal estar no governo Bolsonaro?

O correspondente do jornal francês Le Monde classificou o encontro com Macron como "uma bofetada em Jair Bolsonaro"

Ouça o áudio:

Lula com o presidente da França: petista está na Europa participando de uma série de encontros com lideranças internacionais - Ricardo Stuckert
Petista tem buscado dissociar a imagem do Brasil do grupo que atualmente controla o Poder Executivo

No episódio desta semana do Podcast Três por Quatro, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, a economista Juliane Furno e a jurista Carol Proner falam sobre a viagem do ex-presidente Lula (PT) à Europa para o encontro com diversas lideranças internacionais

A viagem ganhou destaque na imprensa brasileira depois que Lula se encontrou com o presidente francês Emmanuel Macron, no último dia 17. A recepção de Macron a Lula foi encarada como um recado a Jair Bolsonaro (sem partido). O correspondente do jornal francês Le Monde classificou o encontro como "uma bofetada em Jair Bolsonaro". 

::Entenda por que Macron despreza Bolsonaro, mas recebeu Lula como chefe de Estado::

Aplaudido de pé durante evento no Parlamento Europeu no início da semana, o petista tem buscado dissociar a imagem do Brasil do grupo que atualmente controla o Poder Executivo. Será que a viagem gerou algum tipo de incômodo no governo Bolsonaro?

Paralelamente, ocorreu a 9º edição do Fórum Jurídico de Lisboa, onde a proposta do semipresidencialismo foi tema de discussão. No Brasil, três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Gilmar Mendes defenderam, essa semana, o semipresidencialismo na ocasião do mesmo evento.

Para entender essas questões, basta dar o play: 

Edição: Vinícius Segalla