Ouça e assista

"O Brasil precisa se levantar contra a morte da população negra" diz militante da Uneafro

Adriana Moreira afirma que a luta antirracista é de responsabilidade de todos os brasileiros e brasileiras

Ouça o áudio:

De segunda a sexta, sempre às 19h45 - AFP
É uma guerra sem fim contra a nossa população

Mais de cem cidades brasileiras aderiram aos atos do dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra  que se uniu ao “Fora Bolsonaro Racista”. Os protestos que incluíram diversas pautas sociais, como a volta da fome, o desemprego, o genocídio negro, a disparada da inflação e outros temas fizeram parte dos protestos. Movimentos populares, organizações sindicais e sociedade civil  participaram dos atos com rodas de capoeira, dança afro, apresentação com maracatu, tambores e confecção de penteados afro. 

O Entrevista Central recebe Adriana Moreira, integrante da Coalizão Negra por Direitos e Uneafro que expõe a importância da reflexão e das ações antirracistas no Brasil.

"Neste momento de aprofundamento das desigualdades é fundamental essa luta pela vida do povo negro. Não há como o Brasil se desenvolver sem que o racismo seja superado", afirma Moreira em entrevista.

A primeira etapa do ENEM 2021 foi realizada neste domingo , dia 21 de novembro. Em meio às polêmicas que envolvem as denúncias feitas por servidores do INEP e até as recentes declaração de Jair Bolsonaro sobre uma possível interferência do governo federal no que diz respeito ao conteúdo das provas, a aplicação do exame aconteceu em todos os estados brasileiros. Do total de 3,1 milhões de candidatos inscritos, cerca de 2,3 milhões compareceram às provas. De acordo com  um levantamento do INEP, as faltas chegaram a 25,5%. O Trilhos do Brasil traz movimentos estudantis para analisarem as questões do exame.

O Parada Cultural indica o espetáculo " A Primeira Bailarina Negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro", em cartaz no Sesc Copacabana  até o dia 28 de novembro. A peça conta a história de Mercedes Ignácia da Silva Krieger,  primeira mulher negra a compor o corpo de baile do Theatro Municipal no Rio de Janeiro. A bailarina de formação erudita, nasceu em 20 de maio de 1921 e foi uma das maiores representantes da cultura afro-brasileira no mundo. Mercedes foi pioneira da dança moderna brasileira e a principal responsável pela disseminação das alas coreografadas do carnaval carioca.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diametro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Daniel Lamir