Online e presencial

Limpar o nome: feirão ajuda a amenizar índices de endividamento em meio ao desemprego no país

A versão online segue até o dia 5 de dezembro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O endividamento bateu mais um recorde e atingiu 72,9% das famílias brasileiras - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O nível de endividamento das famílias brasileiras bateu mais um recorde, diante da taxa de desemprego de 13,2% no país, no trimestre encerrado em agosto. O Brasil possui o dobro da média internacional, de 6,5%, segundo um ranking feito pela agência de classificação de risco Austin Rating. 

Ao mesmo tempo, o país atingiu um nível de 72,9% de endividamento das famílias, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É o maior índice desde 2010, quando a organização iniciou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Saiba mais: “População pobre vai viver insegurança não só em 2022, mas em 2023”, alerta Tereza Campello

Feirão para limpar o nome

É nesse cenário que ocorre até o próximo sábado (27), o Feirão Serasa Limpa Nome, com atendimento presencial nos postos da Serasa em sete capitais do país: Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). A versão online do Feirão segue até o dia 5 de dezembro. 

O evento conta com mais de 100 empresas parceiras e são oferecidos descontos de até 99% sobre as dívidas de cartão de crédito, lojas, água, luz, telefone, entre outros.

Online

Exclusivamente para a versão online, foi lançado o Auxílio Dívida, onde é oferecido uma recompensa de R$ 50 para quem pagar à vista dívidas superiores a R$ 200. Com esse programa, o consumidor “poderá usar esse valor para pagar boletos, fazer recarga de celular e todas as opções que a Carteira Digital proporciona”, segundo a Serasa.

O atendimento online pode ser feito por meio do site Serasa Limpa Nome, pelo aplicativo da Serasa, pelo canal de atendimento no WhatsApp ou pelo 0800 do Serasa Limpa Nome.

Para fazer a negociação pelo aplicativo, é necessário baixá-lo, digitar o CPF e preencher um cadastro. Depois, é necessário escolher uma oferta de negociação de dívida, onde será possível ver as condições oferecidas para o pagamento com o desconto. O terceiro passo é selecionar o pagamento à vista, por meio de boleto, que deve ocorrer até o dia 30 de novembro. 

Edição: Daniel Lamir