solidariedade

Projeto Cozinha Solidária, do MTST e do MUCA, começa a funcionar no Rio nesta sexta (26)

Iniciativa distribuirá 500 refeições por semana gratuitamente na capital fluminense

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Projeto reformou sobrado onde funcionou o antigo Cabaré Casanova, no bairro da Lapa - Foto: divulgação

Alimentação saudável e livre de veneno. O bairro da Lapa, na região central do Rio de Janeiro, ganhará, a partir desta sexta-feira (26), um novo espaço voltado para combater a fome da população em situação de vulnerabilidade social. A parceria entre o Movimento Unidos dos Camelôs (MUCA) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) leva o projeto da Cozinha Solidária para a capital fluminense. 

Continua após publicidade

A iniciativa vai preparar 500 marmitas por semana que serão distribuídas gratuitamente aos trabalhadores informais do Centro da cidade e a moradores da região da Lapa. As refeições serão preparadas com alimentos sem agrotóxicos produzidos por pequenos agricultores, com apoio da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), através do “Plano de Enfrentamento a Covid nas Favelas”.

Leia mais: “Agro é fogo”: incêndios no Brasil estão ligados ao agronegócio e ao avanço da fome, diz dossiê

“A instalação da cozinha na Lapa surge nesse momento difícil de pandemia e desempregos, muita gente precisando se alimentar nesse momento de fome. Então, a gente resolve organizar essa cozinha, um lugar muito importante, muito especial, porque é onde funcionava o Cabaré Casanova, um lugar na Lapa de resistência que estava todo quebrado e a gente conseguiu fazer uma obra no espaço e estamos inaugurando hoje esse local para botar comida na mesa da população”, conta a coordenadora do Movimento Unidos do Camelô (MUCA), Maria de Lurdes do Carmo.


As refeições serão preparadas com alimentos sem agrotóxicos produzidos por pequenos agricultores / Foto: divulgação

O Cabaré Casanova tem muita história. O sobrado foi aberto em 1937 e por lá passaram nomes como Noel Rosa, Madame Satã e Alcione. O local fechou nos anos 2000 e ficou abandonado até reabrir as portas para o projeto da Cozinha Solidária, iniciativa do MTST que já conta com 21 cozinhas em 11 estados do Brasil.

Leia mais: Desemprego e fim do Bolsa Família podem deixar milhões na completa miséria

O projeto fornecerá refeição para a população em situação de vulnerabilidade social três vezes na semana. Os dias ainda serão confirmados pelos organizadores.

A inauguração do espaço localizado na Avenida Mém de Sá, 25, ocorrerá hoje a partir das 12h com a distribuição gratuita de almoço e também com a presença de Guilherme Boulos, parlamentares do Rio de Janeiro, figuras públicas e representantes de diversos movimentos populares. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister