ouça e assista

Tempero da Notícia: a barbárie tem chancela de um governo que aposta no caos

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos
Uma direita que distorce todas as regras: barbárie institucional, na polícia e na Amazônia

Um levante de garimpeiros clandestinos invade o Rio Madeira em busca de ouro e apavora o Amazonas. A comunidade do Morro do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), chora os mortos encontrados em um manguezal após um operação da Polícia Militar. Bolsonaro tenta mudar as regras para conseguir nomear novos ministros para o Supremo Tribunal Federal.  A imprensa tradicional, comercial e corporativa volta a atacar Lula e incensar Sérgio Moro. Esses são os destaques desta semana no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

::Tráfico, trabalho escravo, poluição: os crimes que podem estar ocorrendo agora no rio Madeira::



Vianna também analisa a volta da ideia do semipresidencialismo como manobra de um novo golpe parlamentar contra a vontade popular, fala sobre o desmanche do PSDB, e sobre os impactos na cena política gerados pelo sucesso obtido na viagem pela Europa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que segue líder nas pesquisas de intenções de voto para as eleições de 2022. 


No primeiro turno, Moro segue embolado com Ciro, e bem atrás de Lula/Bolsonaro / Pesquisa: Poder Data

Para a Panela de Pressão, Rodrigo leva a mídia comercial brasileira que, primeiro tentou ignorar a potência de Lula no exterior e, depois, se aproveitou de uma fala do ex-presidente para fazer um recorte distorcido sobre questões que envolvem o governo da Nicarágua.

::Nicarágua realiza eleições presidenciais em meio a intervenções externas e erros do governo::

Já no quadro Sobremesa desta semana, segue a sugestão de leitura de um clássico da literatura brasileira do século XX: " Incidente em Antares". Último romance escrito por Érico Veríssimo (1971), o livro traz uma mistura do mundo fantástico e sobrenatural com a realidade do Brasil naqueles anos de chumbo. 

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Isa Chedid