Comida sem veneno

Porto Alegre ganha Feira Agroecológica no Cais

A feira venderá alimentos orgânicos certificados e funcionará às quartas das 15h30 às 20h30

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Moradores do Centro de Porto Alegre terão 10% de desconto durante o mês de dezembro - Foto: Elson Schroeder/Associação Agroecológica

A partir desta quarta-feira (1º), a capital gaúcha passará a ter uma nova opção de consumo de produtos orgânicos. Após breve período de teste, inaugura oficialmente a Feira Agroecológica no Cais com a proposta de ter seu funcionamento inclusive à noite, algo que Porto Alegre não dispõe atualmente entre suas feiras ecológicas.

A iniciativa surgiu de uma parceria entre o Cais Embarcadero e a Associação Agroecológica. Ela vai funcionar todas às quartas-feiras, das 15h30 às 20h30, na rua em frente aos armazéns dentro do Cais Embarcadero. Assim se torna uma alternativa a quem busca alimentos livres de agrotóxicos em um local com segurança e infraestrutura, à beira do Lago Guaíba. Moradores do Centro de Porto Alegre terão 10% de desconto durante o mês de dezembro.

Na Feira Agroecológica no Cais é possível encontrar frutas, verduras, cogumelos, tubérculos, raízes, chás, grãos, cereais, farinhas, temperos, mel, ovos e toda uma variedade de alimentos orgânicos certificados.

Outro ponto de destaque é que todas as bancas são feitas de bambu, o que traz não só uma questão estética, mas também o conceito de desenvolvimento sustentável normalmente abordado nas feiras ecológicas. Todo o processo produtivo do que é ofertado vai muito além do não uso de agrotóxicos, uma vez que a agroecologia preza pela utilização de um trabalho feito em sintonia com o meio ambiente e com respeito ao solo, água, ar, fauna, flora e relações sociais ente os participantes de toda a cadeia produtiva.

Acesso ao local

O acesso ao Cais Embarcadero é realizado de três formas. Quem vai ao local de carro pode estacionar no Cais Parking, estacionamento terceirizado, que fica na Av. Presidente João Goulart, 97. Já para os pedestres e aqueles que chegam através de carros de aplicativo e taxi, a entrada é gratuita e feita através do portão localizado na Av. Presidente João Goulart, próximo da Usina do Gasômetro e da Rua Gen. Salustiano. Além disso, é possível acessar o local de barco, mediante agendamento prédio através do aplicativo da CelebraNAU, que opera a Praça Náutica do Cais Embarcadero.

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira