cultura

Programa Bem Viver relembra os 25 anos do lançamento de disco em prol do controle do vírus HIV

O álbum Red, Hot + Rio, que arrecadou milhares de dólares para o combate a Aids, vira série de podcasts

Ouça o áudio:

George Michael e Crystal Waters em material promocional do álbum, lançado no ano de 1996 - ©Donald Graham/ Arquivo Red Hot
A epidemia de HIV não acabou. Ela está controlada, mas não acabou

Nesta quarta-feira (01), Dia Mundial de Combate à Aids, o mundo lembra os desafios de controle da epidemia de HIV e, para marcar a data, o Programa Bem Viver celebra os 25 anos de um importante movimento que utilizou arte como forma de superação da doença: o lançamento do álbum musical Red, Hot + Rio.

Continua após publicidade

Trata-se de uma coletânea lançada em 1996 com caráter beneficente, de conscientizar a população sobre a Aids. A venda do disco arrecadou milhares de dólares para instituições voltadas ao combate do vírus. Artistas como Tom Jobim, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Caetano Veloso participaram do projeto.

Décadas depois do lançamento, a ação ganha uma série de podcasts, que refletem sobre cultura, arte, ativismo musical, desafios sociais e traçam um paralelo entre a epidemia do HIV e a crise global do coronavírus. Para acompanhar, é só buscar nas principais plataformas de áudio por Red, Hot + Rio.

“A epidemia de HIV não acabou. Ela está controlada, mas não acabou. Ainda não existe vacina nem remédios, apenas profiláticos”, disse em entrevista ao Bem Viver o produtor musical brasileiro, Béco Dranoff, que junto com o crítico John Carlin criou o álbum. “O artista brasileiro é muito engajado por natureza e sente necessidade de falar com seu público. É um país tão complexo, com tantos mundos, que tem aristas que são unanimidades.”

Reintegração de posse

O Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou o despejo das 450 famílias, incluindo 150 crianças, que moram no acampamento Marielle Vive, em Valinhos, no interior de São Paulo. A decisão judicial atendeu a uma ação de reintegração de posse impetrada pela empresa Eldorado Empreendimentos Imobiliários, dona da área.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) afirma que as famílias estão no local há 3 anos e 7 meses, quando ocuparam uma área abandonada, sem nenhuma produção. Hoje o Marielle Vive é um exemplo de produção de alimentos saudáveis e comercialização de produtos agroecológicos.

Por isso, ontem (30), foram realizados três atos contra a autorização de despejo das famílias. Um deles foi em frente ao Tribunal de Justiça de São Paulo, na Praça da Sé, outro foi realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e o terceiro em frente a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de São Paulo.

Causos

O jornalista e geógrafo Mouzar Benedito chega ao Programa Bem Viver relembrando memórias de antigas ferrovias do estado de Rondônia. O contador oficial de causos do programa chegou até a dar bronca no governador de Rondônia na época da história. Deu curiosidade? Confira na voz do próprio Mouzar.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes