PRÉVIAS TUCANAS

Racha no PSDB revela crise de identidade, diz cientista político ao Programa Central do Brasil

Segundo professor Aldo Fornazieri, clima interno diz muito do baixo compromisso com a democracia entre tucanos

Ouça o áudio:

Eduardo Leite (à esquerda) e João Doria (à direita) foram os dois principais candidatos nas prévias do PSDB. Doria, governador de São Paulo, saiu vitorioso do processo eleitoral interno - Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Fornazieri também avalia que o PSDB disputa a mesma fatia do eleitorado com o Jair Bolsonaro

O cientista político e professor, Aldo Fornazieri, classificou a rachadura política durante as prévias para escolha do candidato a presidente pelo PSDB como uma amostra do "baixo compromisso com a democracia" que a legenda vem demonstrando nos últimos anos . Além disso, a tensão interna revelou para o grande público a crise de identidade dentro do ninho tucano. Ele avalia que, ao longo de sua história, o PSDB foi migrando dos valores originários, fundados na social-democracia, para a extrema-direita, finalizando com a adesão ao projeto do presidente da república Jair Bolsonaro. 

"O fato é que boa parte do partido é bolsonarista. Esse fator, eu penso, é o principal motivo de desagregação do partido. O PSDB perdeu qualquer identidade", explicou o professor.

:: Doria ganha prévias do PSDB: saiba quais partidos já confirmaram pré-candidaturas à Presidência ::

Ele também avalia que o PSDB disputa a mesma fatia do eleitorado com o Jair Bolsonaro e que o cenário atual não indica um nome coeso para ocupar este espeço da terceira via. O professor acredita que os candidatos que tentam ocupar este setor seguirão em disputa acirrada até os últimos momentos da campanha eleitoral. 

A análise foi concedida ao quadro Entrevista Central, do programa Central do Brasil, que vai ao ar diariamente na TVT-SP, às 19h45, e por uma rede de rádio e tv por todo país.

Na mesma edição, no quadro Trilhos do Brasil, uma reportagem destaca que a Justiça Federal, em Pernambuco, concedeu uma liminar a Amme Medicinal, autorizando a entidade a plantar, produzir e manipular produtos derivados da maconha para uso medicinal. 

Na Parada Cultural, o destaque é o lançamento do  álbum inédito “Afrocanto das Nações – Jêje”, do cantor e compositor Matheus Aleluia. O álbum estará disponível em todas as plataformas digitais (Spotfy, Deezer, Itunes entre outras). 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diametro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Vivian Virissimo