Fique ligado

Qual é o intervalo para tomar a dose de reforço da vacina contra a covid em São Paulo?

Cerca de 10 milhões de pessoas que se vacinaram entre julho e agosto já podem tomar a terceira dose

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Lembrando que, na falta da vacina do fabricante das primeiras doses, é possível tomar a terceira dose de outro fabricante - Ian Ferraz/Agência Brasília

O governo do estado de São Paulo reduziu de cinco para quatro meses o intervalo para a dose de reforço contra o novo coronavírus. A decisão é uma recomendação do Comitê Científico do Coronavírus paulista, diante da situação da pandemia em outros países e a proximidade das festas de fim de ano. 

Nesta quarta-feira (1º), o estado confirmou o terceiro caso de infecção da variante Ômicron, já diagnosticada em outras regiões do mundo. Como São Paulo é considerado um estado porta de entrada para diversos países, a decisão pela terceira dose se tornou mais urgente. 

::O que se sabe sobre a variante ômicron do coronavírus::

A imunização adicional vale para quem já tomou as duas doses das vacinas CoronaVac/Butantan, Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech. Cerca de 10 milhões de pessoas que se vacinaram entre julho e agosto já podem tomar a terceira dose. 

Para aqueles que foram imunizados com a dose única da Janssen, é possível tomar o reforço depois de um intervalo de dois meses. Lembrando que, na falta da vacina do fabricante das primeiras doses, é possível tomar a terceira de outro fabricante. 

::OMS: Terceira dose da vacina gera "falsa sensação de segurança"::

“O estado tem hoje condições logísticas e técnicas de ampliar a vacinação e reduzir o intervalo de aplicação das doses para que todos possam estar ainda mais protegidos. Vale ressaltar também a necessidade de quem não tomou ainda a segunda dose, retorne aos postos de saúde para se imunizar”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, em coletiva de imprensa. 

A redução do intervalo entre as doses é uma decisão do estado de São Paulo. São as prefeituras, no entanto, que organizam a imunização. Portanto, o cidadão deve buscar mais informações sobre o esquema vacinal em seu próprio município.  

Edição: Letícia Viola