Aumenta o som

Três por Quatro: Como a direita, a esquerda e o centro estão se movimentando para 2022?

Últimas movimentações nos partidos políticos começam a delinear possíveis cenários para o primeiro e segundo turnos

Ouça o áudio:

Levantamentos mostram tendência de queda de Bolsonaro e estabilidade de Moro e Lula - PR/WikiMediaCommons/Ricardo Stuckert - Montagem: Brasil de Fato
Dados mostram que a escolha pela terceira via de fato ainda é fraca

Jair Bolsonaro no PL. Lula segue na liderança. Sergio Moro crescendo nas pesquisas para o medo dos bolsonaristas. Geraldo Alckmin saindo do PSDB, com a possibilidade de ser vice na chapa do PT. João Doria como candidato tucano, depois de prévias conturbadas.  

A pouco menos de um ano das eleições presidenciais, as últimas movimentações nos partidos políticos começam a delinear possíveis cenários para o primeiro e segundo turnos do próximo pleito, mas a dança das candidaturas ainda parece estar longe de decantar a terceira via, o candidato do PIB.

:: Lula tem 51% das intenções de voto e pode ganhar eleição no 1º turno, aponta pesquisa Sensus ::

Este é o assunto discutido no episódio desta semana do Podcast Três por Quatro, pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e pela economista Juliane Furno.

Uma prévia da pesquisa nacional do Instituto FSB publicada pela revista Veja mostra que Lula (42%) tem o dobro de votos de Bolsonaro (19%), com chances de ganhar logo no primeiro turno, apesar da expansão de Moro.  

Os dados mostram, no entanto, que a escolha pela terceira via de fato ainda é fraca. Sergio Moro e Ciro Gomes aparecem em terceiro lugar, com 5% das intenções de voto. Doria tem 2%. Rodrigo Pacheco e Simone Tebet ainda não pontuam. 

Mas o jogo deve se manter com esse quadro até o próximo ano? As últimas chegadas e partidas podem mudar o cenário? Moro está tirando voto de Bolsonaro e pode ser um possível nome a enfrentar Lula no segundo turno? 

Para saber mais, dê o play:  

 

Edição: Vivian Virissimo