meio ambiente

Programa Bem Viver apresenta projeto da USP para ampliar práticas sustentáveis em São Paulo

USP Sustentabilidade mantêm composteiras, meliponários e hortas urbanas, que podem ser cuidados pela comunidade

Ouça o áudio:

O objetivo do USP Sustentabilidade é promover práticas sustentáveis para melhorar qualidade de vida e ajudar a combater a insegurança alimentar - Marcia Regina Mauro/Divulgação
Esse conhecimento será necessário porque precisaremos mitigar mudanças climáticas e combater a fome

Um projeto de extensão da Universidade de São Paulo (USP) tem ampliado as práticas sustentáveis dentro do campus e permitido que alunos, professores e a comunidade coloquem a mão na massa para montar e manter composteiras, meliponários, hortas orgânicas urbanas, jardins de chuva, sistemas de capitação de energia solar e construções com teto e parede vegetadas.

Continua após publicidade

“A ideia é aprender e receber todo tipo de professores que tenham ideias e que queriam fazer experiências nestes locais. Esse tipo de conhecimento será extremamente necessário porque vamos precisar mitigar as mudanças climáticas e combater a fome”, disse a professora da faculdade de medicina da USP, Thais Mauá, em entrevista à edição de hoje (6) do Programa Bem Viver. “São tecnologias simples, que podem ser replicadas em várias comunidades.”

O objetivo do projeto, chamado USP Sustentabilidade, é reunir os diversos conhecimentos da universidade para promover práticas sustentáveis que melhorem a qualidade de vida e ajudem a combater a insegurança alimentar no entorno. Segundo os responsáveis, trata-se de laboratório sustentável a céu aberto, aberto para a comunidade.

“Queremos incluir cada vez mais gente no projeto, que o público passe a interagir mais conosco para que a gente aprenda juntos, construindo novas iniciativas de sustentabilidade”, pontuou o também professor da USP Antônio Mauro Saraiva, na conversa com o Bem Viver.

Jovina Souza

A poetisa baiana Jovina Souza conversou com a reportagem do Brasil de Fato e debateu a importância da escrita e da literatura negra. De palavras afiadas e pensamento extremamente crítico, a escritora é também uma ativista, com longa trajetória em questões da negritude.

Jovina nasceu em Feira de Santana (BA), mora em Salvador e tem graduação em Letras Vernáculas, além de mestrado em teoria e crítica literária pela Universidade Federal da Bahia. Durante a entrevista ela recitou trechos de suas produções mais marcantes.

Candombe

Conhece o Candombe Afrouruguaio? É um estilo de música e dança popular do Uruguai, de origem africana, que apesar do preconceito e do racismo resiste nas ruas das cidades do país.

A repressão às manifestações artísticas com influência africana é uma marcada da América Latina. Porém, diversos povos e grupos culturais resistem a esse apagamento e lutam para manter viva a diversidade cultural de cada nação do continente.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes