ELEIÇÕES 2022

Moro não decola, e Lula venceria eleição no 1º turno em qualquer cenário, diz pesquisa Quaest

Ex-juiz da Operação Lava Jato apresenta crescimento tímido e segue distante de Lula e Bolsonaro

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Lula tem vantagem de mais de 35 pontos percentuais em relação a Moro no 1º turno - Ricardo Stuckert/Agência Senado

Uma pesquisa feita pela Quaest encomenda pela corretora Genial Investimentos, divulgada nesta quarta-feira (8), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganharia no primeiro turno em qualquer cenários se as eleições presidenciais de 2022 fossem hoje. Clique e faça o download da íntegra.

O levantamento aponta que o ex-juiz Sergio Moro não apresentou crescimento substancial desde a última pesquisa feita pela empresa, em novembro deste ano, e segue distante de Lula e do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O lavajatista varia de 10% a 11%. Na pesquisa anterior, aparecia com 8%.

::: 7 coisas que você precisa saber antes de ler uma pesquisa eleitoral de 2022 :::

Desde o levantamento de novembro, Moro fez seu evento de filiação ao Podemos, confirmou a pré-candidatura ao Palácio do Planalto e teve amplo destaque no noticiário. Em um dos cenários testados, contudo, ele segue empatado tecnicamente com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

O estudo testou de forma estimulada quatro diferentes cenários para o primeiro turno do pleito. Lula varia de 46% a 48% das intenções de voto. Considerando apenas os votos válidos (excluindo nulos e brancos), o petista venceria sem necessidade de segundo turno em qualquer hipótese.

::: Disparada de Lula e queda de Bolsonaro: gráfico animado mostra evolução das pesquisas de 2022 :::

No cenário de primeiro turno com mais candidatos, Lula teria 46% e seria seguido por Bolsonaro, com 23%, por Moro, com 10%, por Ciro, com 5%, por João Doria (PSDB), com 2%, e por Rodrigo Pacheco (PSD) e Luiz D'Ávila (Novo), os dois com 1% das intenções de voto.

Em caso de necessidade de segundo turno, de acordo a pesquisa, os principais resultados testados seriam os seguintes: Lula 55% x Bolsonaro 31%; Lula 53% x Moro 29%; Lula 54% x Ciro 21%; e Lula 57% x Pacheco 14%. 

Boletim Ponto: :: Só pode haver um no segundo turno das eleições :::

O levantamento foi feito entre os dias 2 e 5 de dezembro com 2.037 entrevistas presenciais em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Intenções de voto no 2º turno da eleições presidenciais de 2022 / Quaest/Genial Investimentos

Edição: Vivian Virissimo