DIREITOS HUMANOS

Vozes Populares | É seguro ser militante pela defesa dos direitos humanos no Brasil?

Manoel Moraes, presidente do Conselho do Cendhec, fala sobre as novas formas de censura no país

Ouça o áudio:

O Cendhec atua em Pernambuco pela defesa e promoção dos Direitos Humanos - Foto: Arquivo/Cendhec
Sempre houve esse ataque aos defensores, mas agora a situação tem tomado um volume muito maior

Em 1948 nascia um marco legal que vinha para assegurar os direitos básicos de todos e todas e regular a relação entre governos e pessoas. Era a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dois anos depois, o dia 10 de Dezembro foi escolhido como o Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, que vive um cenário de retirada de direitos, entidades e movimentos populares estão constantemente em luta por uma sociedade mais justa. E uma dessas organizações é o Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social (Cendhec).

O Cendhec tem como missão defender e promover os Direitos Humanos, em especial de crianças, adolescentes, moradoras e moradores de assentamentos populares e grupos socialmente excluídos. Atuando em rede, o a associação oferece assessoria jurídica e acompanha casos voltados para esse público. Tudo isso com um objetivo: alcançar dignidade humana. 

O Vozes Populares desta edição conversou com Manoel Moraes, presidente do Conselho Diretor do Cendhec, sobre como é o Brasil hoje para quem luta por esses direitos. Manoel aponta que ser militante por essa causa é também estar em risco. "Sempre houve essa violação, né? Sempre houve esse medo, essa ataque aos defensores, mas agora a situação tem tomado um volume muito maior", afirma. 

Para além dessa questão, Manoel fala sobre a atualização das formas de censura que vivemos atualmente. Ele alerta que a situação é grave. "Eu acredito que estamos vivendo uma situação extremamente grave no sentido de que existe uma censura velada pelos grandes empresas de comunicação, no sentido de não dar visibilidade à pauta dos direitos humanos e voz às entidades de direitos humanos", explica o presidente.

Manoel trata, ainda, sobre o caminho político que a defesa dos direitos humanos deve tomar. Para ouvir o programete completo, ouça o áudio no começo desta matéria. 

O Vozes Populares é um programete semanal gravado com média de 5 minutos de duração e traz análises de movimentos populares sobre temas como cidadania, direitos humanos, política, feminismo e assuntos da conjuntura política brasileira. Confira outras edições em nosso site.

Edição: Vanessa Gonzaga