Justiça

Tribunal de Justiça do DF realiza mutirão de atendimento jurídico a pessoas em situação de rua

A atividade acontece na terça-feira (14), das 8h às 13h, na Asa Sul

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
No mutirão, a população atendida poderá regularizar benefícios previdenciários e normalizar situação de eleitor - Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Na terça-feira (14), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e a Justiça Federal – Seção Judiciária do DF vão oferecer atendimento jurídico gratuito a pessoas em situação de rua. A ação acontece das 8h às 13h, no Centro Pop de Brasília, localizado na SGAS 903, Conjunto C.

Continua após publicidade

No 1º Mutirão PopRuaJud - Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades –  a população atendida poderá regularizar benefícios previdenciários, inclusive com perícia médica realizada no local, normalizar situação de eleitor e no que se refere à competência do TJDFT será oferecida consulta processual, tanto para fins de ajuizamento de ação quanto para fins de conciliação pré-processual.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

A iniciativa atende a Resolução nº 425 do Conselho Nacional de Justiça que prevê o amplo acesso à justiça para as pessoas em situação de rua, de forma célere e simplificada, a fim de contribuir para superação das barreiras decorrentes das múltiplas vulnerabilidades econômica e social, bem como da sua situação de precariedade e/ou ausência habitacional.


De acordo com o IPEA, no início da pandemia já chegava a 222 mil o número de pessoas vivendo em situação de rua no Brasil / José Cruz/Agência Brasil

Campanha

O Tribunal de Justiça promove ainda uma campanha relâmpago para arrecadar roupas, calçados e itens de higiene pessoal para atender as necessidades dos participantes do mutirão.

As doações podem ser feitas nesta segunda-feira, 13, na passarela de acesso entre o bloco A e o Palácio da Justiça, das 9h às 18h, bem como no Centro Pop, no dia do evento, na modalidade drive-thru. 

:: CNJ aprova política para atender pessoas em situação de rua: o que muda na prática? ::

Além do TJDFT e a Justiça Federal, a ação conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça – CNJ; a Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES; o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal TRE-DF; a Defensoria Pública do Distrito Federal - DPDF;  o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, dentre outros.

Veja também:

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva