diversidade

Programa Bem Viver discute educação, cultura e alimentação saudável

Entrevista com escritor Mia Couto, corte na verba para o ensino público e consumo de ultraprocessados são destaque

Ouça o áudio:

Programa Bem Viver presta homenagem a Monarco, baularte da Portela, que faleceu na última semana - Arquivo/EBC
África podia fechado fronteiras com Europa quando ela era o centro da epidemia, mas não fez

A edição de hoje (14) do Programa Bem Viver vem recheada de informações relevantes, que vão de educação à alimentação saudável, passando ainda por temas como cultura, defesa de direitos humanos, saúde e as últimas atualizações da pandemia no novo coronavírus.

Um dos destaques é uma entrevista com o escritor moçambicano Mia Couto, realizada pelo programa BdF Entrevista. Na conversa ele analisa a situação de África durante a pandemia e questiona a falta de embasamento científico dos países europeus ao fechar as fronteiras com nações africanas depois da descoberta da nova variante ômicron, identificada pela primeira vez na África do Sul. Segundo o escritor, esse comportamento gera racismo entre nações.

“A África podia ter feito o inverso quando o centro da epidemia era, e hoje ainda é, a Europa, mas nunca nos ocorreu parar o movimento de gente que vinha da Europa ou que vai para lá”, disse. “A medida agrava a situação já muito carente de países de África, que dependem muito do turismo e da circulação de bens e passageiros”.

Alimentação

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro aponta que 80% das crianças brasileiras já consumiu ultraprocessados e que essa prática é considerada comum até mesmo entre bebês menores de dois anos.

A ingestão de biscoitos, farinhas instantâneas, refrigerante e bebidas açucaradas, por exemplo, pode trazer consequências ao longo da vida, como diabetes e problemas cardiovasculares.

Educação

Uma proposta do senador bolsonarista Marcos Rogério (DEM-RR) quer desobrigar gestores municipais de cumprirem a verba mínima em Educação estipulada pela Constituição Federal. A Proposta de Emenda Constitucional (PE) 13 de 2021 já foi aprovada no Senado e pode ser votada nos próximos dias na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Organizações da sociedade civil estão se mobilizando para evitar uma anistia a prefeitos que não cumpriram o investimento constitucional mínimo na educação durante a pandemia.

Despedida

O Programa Bem Viver presta uma homenagem ao cantor e compositor Monarco, o baluarte da escola de samba carioca Portela.

O artista tinha 88 anos e foi vítima de complicações de uma cirurgia no intestino. Ele deixa um legado enorme não apenas para o carnaval, mas para o samba e para toda cultura popular brasileira.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes