Coluna

Propaganda de precisão do Exército dos EUA continua a afiar suas táticas em Cuba

Imagem de perfil do Colunistaesd
Cuba reabriu as fronteiras para turismo no último dia 15 de novembro e oposição convocou manifestações consideradas inconstitucionais pelo governo - Yamil Lage / AFP
Do território dos Estados Unidos, tudo foi tentado para forçar a revolução 2.0 em Cuba

Por Rosa Miriam Elizalde

 

A provocação de 15 de novembro em Cuba fracassou. Não é o jornal comunista Granma que o diz, mas os promotores e patrocinadores da marcha que não aconteceram. Isto é reafirmado pelo súbito silêncio dos parlamentares que vivem da indústria anti-Castro nos Estados Unidos, como a deputada María Elvira Salazar, que emitiu mais de 20 comunicados em um dia no Twitter da Flórida para promover a revolta na ilha, mas em 16 de novembro parou subitamente para evitar ser a cronista de seu próprio fiasco.

:: Cuba enfrenta novos protestos opositores no mesmo dia em que reabre fronteiras ao turismo ::

A divulgada provocação de 15N confirmou a hipótese de que a conjunção da mídia e das plataformas sociais pode criar ficções e distorcer a realidade. O que eles não podem fazer é substituí-la. Enquanto se tentava envenenar o clima social, a ilha respirava pela primeira vez em dois anos da pandemia, mais de 80% da população - incluindo crianças - já havia recebido suas três doses de vacinas, e as fronteiras estavam sendo abertas, o que em uma nação cercada por água de todos os lados é a principal porta de entrada para o comércio e a reunião familiar.

Qualquer pessoa que tenha acompanhado de perto esta operação iniciada há dois meses e tentado repetir os tumultos de 11 e 12 de julho em Cuba encontrará uma estrutura narrativa básica comum a todos os relatos: 15N foi um "movimento de protesto" semelhante aos que surgiram na América Latina e em outras partes do mundo através da Internet, com jovens conectados a seus telefones celulares e desconectados do socialismo cubano que poderiam fazer desaparecer o comunismo no Caribe com um tema de “trending topic” sustentado.


Desde 1962, Cuba sofre um bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos que há 29 anos é condenado pela ONU / Yamil Lage / AFP

Na realidade, era uma cortina de fumaça para uma típica Operação de Informação do Exército dos EUA (agora denominada Operações de Apoio à Informação Militar, MISO). Com o objetivo de influenciar o público estrangeiro para alcançar os objetivos da política externa de Washington, estes exercícios muitas vezes desencadeiam várias ações simultâneas que têm sido amplamente documentadas na América Latina.

:: Padura: "Existem forças fora de Cuba interessadas em desestabilizar o sistema cubano" ::

Do território dos Estados Unidos, cujo governo emitiu dezenas de declarações de apoio por 15N em menos de dois meses, tudo foi tentado para forçar a revolução 2.0 em Cuba: guerra diplomática e simbólica; ciberataques usando robôs de última geração no Twitter, ciberroops e vírus de computador que seqüestram dados (o ramsoware cubano, por exemplo); espionagem digital com rastreamento de todo o tráfego aéreo e naval na ilha, bem como apelos contínuos à denúncia; propaganda e informações falsas, manipuladas e hiperbólicas.

Além disso, pede marchas em mais de 120 cidades ao redor do mundo, flotilhas navais, pagamento de influenciadores e mobilização dos sistemas de operações em rede da direita transnacional, declarações de parlamentos e parlamentares, assédio às embaixadas e cerco do Vaticano, entre outras manifestações de pressão internacional.

:: A feroz determinação de pessoas comuns para construir um mundo extraordinário ::


Mais de 80% da população - incluindo crianças - já recebeu três doses de vacinas / Yamil Lage / AFP

Ao mesmo tempo, eles fizeram um grande esforço para tornar visível a hashtag #15NCuba. O objetivo era inaugurar e dar a máxima visibilidade a um movimento social criado em um laboratório, que permaneceria na imaginação como outros referenciados por seus hashtags: #jan25 para a revolta na Praça Tahrir, Egito, em 25 de janeiro de 2011; #VemPraRua ("Come to the streets") no Brasil, contra Dilma Rousseff; #direngezi para os protestos do Parque Gezi em Istambul, #15M na Espanha, #occupywallstreet, em Nova York, e muitos outros.

Não encontrando imagens nas ruas de Cuba para sustentá-la, o "movimento #15NCuba" desinflou em menos de 24 horas. Entretanto, o sistema de propaganda de precisão do exército americano continua a afiar suas táticas. Ao escrever esta coluna, há dezenas de chamadas na Internet para combater o suposto totalitarismo de Cuba sob o pretexto do politicamente correto ou de uma forma bestial, apelando para a desestabilização econômica e a violência. Neste momento, a partir de falsos perfis no Facebook, há chamadas para algo tão louco e perigoso como ir em uma caravana migratória para a base militar que os Estados Unidos mantém em Guantánamo.


Revolucionário segue presente nas ruas de Havana / YAMIL LAGE / AFP©

:: Fidel, um inesquecível amigo, por Frei Betto ::

A campanha 15N fracassou, embora ninguém duvide que uma nova forma de guerra encoberta ou terrorismo 2.0 que só pode ser projetada por um estado contra outro está apenas começando. Os Estados Unidos, que não têm conseguido lidar com Cuba há mais de 60 anos, estão optando pelo apocalipse digital. Mas não será um passeio para Washington, a julgar pela forma como se saiu em sua primeira escaramuça.


 

*Artigo publicado originalmente no periódico mexicano La Jornada.

**Conexão Cuba é uma coluna sobre a ilha Caribenha com assuntos relacionados a política, economia, tecnologia, saúde e cultura. 

***Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Vivian Virissimo