Rio de Janeiro

Em carta ao "Papai Noel", criança conta operação no Salgueiro: "Mataram 20 e jogaram no mangue"

Carta faz parte da campanha "Papai Noel dos Correios", que reúne pedidos de crianças de até 10 anos; veja como colaborar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
É possível adotar uma cartinha da campanha no site dos Correios até sexta-feira (17) - Divulgação

"Querido Papai Noel", é assim que todas as cartinhas escritas por crianças começam no final do ano. Com desenhos coloridos e letrinhas recém-alfabetizadas, meninos e meninas de até dez anos enviaram seus desejos de Natal para a campanha "Papai Noel dos Correios" deste ano. 

Entre pedidos de brinquedos e tablets, uma cartinha de São Gonçalo, município da região metropolitana, chama atenção para o ponto de vista das crianças sobre a violência policial. Antes de fazer seu pedido, Micaela, de 8 anos, descreve como a operação policial que deixou nove mortos no Complexo do Salgueiro marcou a rotina.

Leia mais: 

"Hoje o dia amanheceu muito triste aqui em Itaúna no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo, os policiais mataram 20 pessoas e jogaram no mangue e meus amigos não tem mais papais. Aqui não temos com o que nos divertir, por isso eu quero te pedir nesse natal um patins de 4 rodas", escreveu.

Em outro trecho, ela conta sobre a situação de desemprego dos pais e estende o pedido do presente também a sua irmã, Nicole, de 11 anos. "Minha irmã também quer um patins mas não pode escrever cartinha porque já tem 11 anos [idade limite da campanha]", desabafa.


Cartinha de Nova Iguaçu (RJ) pede que não falte o que comer no final do ano / Divulgação

Em outra carta, Karol, de 10 anos, moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, pede que não falte o que comer no Natal. Ela fala também sobre a situação de desemprego do pai e pede um colchão para dividir com o irmão na hora de dormir.

"Também um tablet e um celular para estudar online", pede a menina.

Esta é a última semana para participar da campanha, a partir do acesso ao blog dos Correios ou nas 23 agência no estado do Rio de Janeiro. As cartinhas são manuscritas e no site é possível escolher qual criança "adotar", para doar o presente, por município. 

A campanha "Papai Noel dos Correios" acontece há 30 anos e tem como objetivo incentivar o interesse pela escrita e estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais nas crianças. O presente deve ser entregue em uma agência dos Correios até sexta-feira (17).

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse