CAMPO

Vozes Populares | Conheça o Plano Camponês do Movimento dos Pequenos Agricultores

Maria Kazé, coordenadora nacional do MPA, conta como é o modo camponês de fazer agricultura

Ouça o áudio:

No Piauí tem início a primeira experiência nacional do Programa de Alimentação Saudável, o qual o MPA ajudou na construção - Foto: Arquivo/MPA
Ser camponês é antes de tudo ter um modo de vida que é específico

Se engana quem pensa que o Brasil é marcado apenas por luta e resistência urbana. Quem está no campo tem há muito tempo buscado o caminho de um mundo melhor: um mundo onde novas relações de produção e consumo sejam possíveis e onde exista uma relação de respeito com o homem e a natureza. 

Para isso, os povos do campo têm se organizado para traçar estratégias que ajudam a construir esse projeto. Um dos movimentos importantes nesse processo é o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Nesta edição do Vozes Populares, conheça o Plano Camponês.

O MPA é um movimento camponês, de caráter nacional e popular, que defende em seu programa um novo modelo de desenvolvimento do campo, através do Plano Camponês. Esse plano é uma construção coletiva, que coloca os povos originários e tradicionais como a base do desenvolvimento do campo.

Maria Kazé, coordenadora nacional do MPA e dirigente no estado do Piauí, conta um pouco mais sobre o que esse plano significa. "O plano camponês é um Brasil mesa farta, é um Brasil que respeita a questão ambiental, é um Brasil que dá aos trabalhadores urbanos o direito a se alimentar, o plano camponês é esse Brasil que nós sonhamos", defende.

A coordenadora explica que esse plano é baseado em várias soberanias que são essenciais para um país-nação. Ela cita a soberania alimentar, territorial, hídrica, genética e energética. Sobre isso, ela comenta o que tem sido feito no estado do Piauí dentro das ações do plano. Para ouvir o programete completo, ouça o áudio no começo desta matéria.

O Vozes Populares é um programete semanal gravado com média de 5 minutos de duração e traz análises de movimentos populares sobre temas como cidadania, direitos humanos, política, feminismo e assuntos da conjuntura política brasileira. Confira outras edições em nosso site.

Edição: Vanessa Gonzaga