Impostos

IPVA 2022 terá reajuste de 10,42% em Brasília e Distrito Federal

Valor é menor do que os 22% de aumento pretendidos pelo governo

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
IPVA terá reajuste de 10,42% no Distrito Federal - Renato Araújo/Agência Brasília.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 terá um reajuste de 10,42% no Distrito Federal. O aumento foi aprovado pela Câmara Legislativa nesta terça-feira (14), e é menor do que os 22% inicialmente previstos pelo governo. A redução do aumento do imposto foi negociada pelos deputados distritais, que conseguiram que o GDF concordasse em reduzir o percentual.

:: "Bolsocaro": assista o vídeo que critica com humor a alta de preços no atual governo :: 

O projeto estabelece a pauta de valores venais dos veículos automotores registrados e licenciados no Distrito Federal para efeito de lançamento do IPVA, para o exercício de 2022. O texto original do projeto enviado pelo governo Ibaneis Rocha previa que a base de cálculo do IPVA fosse a tabela de preços da FIPE, que registrou neste ano uma valorização estimada de 22%.

Porém, após reclamação de parlamentares, o governo cedeu e concordou em fixar o reajuste do imposto com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 10,42%. Este foi o mesmo percentual de reajuste utilizado no cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino