Distrito Federal

Pandemia

DF não tem previsão de vacinar crianças contra a covid-19; público soma 268 mil

Secretaria de Saúde vai aguardar diretrizes do governo federal para a imunização de crianças de 5 a 11 anos

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
DF ainda não tem previsão de quando vacinará crianças de 5 a 11 anos
DF ainda não tem previsão de quando vacinará crianças de 5 a 11 anos - Breno Esaki/ Fotos Públicas

Depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech contra a covid-19, em crianças com idade de 5 a 11 anos, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal ainda não sabe quando poderá oferecer a imunização para este grupo.

Durante coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira (16), o titular da pasta, Manoel Pafiadache, afirmou que vai aguardar as orientações por parte do Ministério da Saúde. 

"É prematuro a Secretaria de Saúde do GDF falar em qualquer tipo de atitude ou ideia. Lembrando que nós somos extremamente alinhados com o PNI [Plano Nacional de Imunização]. Então, portanto, estamos aguardando um relatório técnico, uma portaria do Ministério da Saúde, para identificar o que fazer, quando fazer e, principalmente, as doses que virão para o nosso Distrito Federal", disse o secretário. 

Segundo ele, o público estimado de crianças entre 5 e 11 anos no DF é de 268 mil. 

Só em 2022

A jornalistas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que não há doses da vacina contra a covid-19 para vacinar crianças ainda este ano. O ministro também não se comprometeu com a imunização desse público e disse que o próprio ministério ainda fará sua análise sobre a decisão da Anvisa. 

"É preciso ser feita uma análise. A avaliação da Anvisa é uma avaliação, a avaliação feita pela câmara técnica do ministério é outra avaliação. O ministério vai discutir amplamente esse assunto com a sociedade", desconversou. 

Negacionista em relação à vacina contra a covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, durante sua live semanal nas redes sociais, na noite desta quinta, que pretende expor os técnicos da Anvisa que deram aval à imunização de crianças. 

"Eu pedi, extraoficialmente, o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de cinco anos, queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento quem são essas pessoas e obviamente forme seu juízo", ameaçou.

Durante coletiva de imprensa, o diretor presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, denunciou que todos diretores da agência receberam ameaças, incluindo de morte, por parte de pessoas contrárias à vacinação em crianças.

Segundo ele, “o acirramento da violência anti-vacina está em viés crescente”.

Recomendações

De acordo coma Anvisa, a administração da vacina em crianças será de duas doses de 10 microgramas com três semanas (21 dias) de intervalo. O volume corresponde a 0,2 mililitros (ml) em uma seringa de 1 ml. Para se ter uma ideia, a dose aplicada em um adulto é de 30 microgramas, um valor três vezes maior. 

Outra recomendação da Anvisa é de que a vacinação das crianças seja feita em “ambiente específico e segregado da vacinação de adultos”. É também indicado que as crianças permaneçam no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação, de forma a serem observadas por esse período.

Os frascos contendo a vacina contra as crianças também deverá ser distinto do usado em adultos, incluindo em relação à cor da embalagem, que deverá ser laranja, no caso do público infantil. A vacina da Pfizer-BioNtech usada em adultos possui rótulos na cor roxa. 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino