Funcionalismo

Greve nacional dos trabalhadores da Receita Federal tem início nesta segunda-feira (27)

Servidores estão insatisfeitos porque o orçamento público aprovado para 2022 cortou verbas destinadas à instituição

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A decisão de entrar em greve foi tomada em uma assembleia geral dos trabalhadores com quase 4,3 mil participantes
A decisão de entrar em greve foi tomada em uma assembleia geral dos trabalhadores com quase 4,3 mil participantes - Foto: Reprodução

Os servidores da Receita Federal aprovaram o início de uma greve nacional da categoria para esta segunda-feira (27). Eles estão insatisfeitos com o orçamento público aprovado para o ano que vem, que cortou verbas destinadas para a instituição.

Além disso, o texto aprovado no Congresso Nacional não prevê recursos para reajustar os salários dos funcionários da instituição. Por outro lado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pratica aberta campanha pelo reajuste no salário de agentes policiais. 

A decisão de entrar em greve foi tomada em uma assembleia geral dos trabalhadores com quase 4,3 mil participantes. Segundo o Sindifisco, entidade sindical que representa os trabalhadores da Receita, quase 100% dos servidores apoiaram a paralisação.

::635 auditores da Receita entregam o cargo em protesto contra Bolsonaro; debandada chega ao Carf::

Os trabalhadores da Receita também manifestaram apoio aos funcionários que estão entregando seus cargos na instituição. Desde o dia 15 de dezembro, auditores de todo o país estão abrindo mão das funções de chefia em protesto contra a falta de reajuste. Essa mobilização se acelerou com a aprovação do Orçamento 2022 no Congresso Nacional sem a previsão de recursos para os servidores da Receita Federal.

Nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que um reajuste aos funcionários da instituição teria um impacto pequeno nas contas públicas, e que o Ministério da Economia poderia ter incluído essa previsão no orçamento do ano que vem.

Segundo o Sindifisco, mais de 700 postos de chefia foram entregues na instituição, até o momento, em protesto contra os cortes no orçamento. Com a greve que começa na segunda-feira, os servidores da Receita vão fazer operação padrão nas aduanas, com exceção a alguns tipos de cargas, como medicamentos e insumos da saúde. A paralisação não deve afetar o trânsito de quem está em viagem internacional.

Saiba Mais.: Entrega de cargos na Receita Federal, Capes e Inep: o ano da debandada no governo Bolsonaro

Edição: Vinícius Segalla