Sintonize

Programa Bem Viver destaca legado de Ana Primavesi e atualizações sobre as enchentes na Bahia

Edição desta quarta também marca 20 anos sem Cássia Eller e tem receita de milho cozido no leite de coco  

Ouça o áudio:

 Ana Maria Primavesi participa de sessão de autógrafos na II Feira Nacional da Reforma Agrária, em maio
Ana Maria Primavesi participa de sessão de autógrafos na II Feira Nacional da Reforma Agrária, em maio - Júlia Dolce

Manuscritos, livros, textos inéditos, vídeos e slides de aulas históricas da engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi farão parte de um espaço dedicado à pesquisadora, a partir do ano que vem, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  

Na edição desta quarta-feira (29), o programa Bem Viver reapresenta uma conversa com as pesquisadoras e docentes Maristela Simões do Carmo e Vanilde Esquerdo sobre o processo de disponibilização do acervo.  

O material reunido está em fase de recuperação e deve começar a ser catalogado já no início de 2022. A intenção é a de disponibilizá-lo ao público a partir de oito de março, Dia Internacional da Mulher.  

O Bem Viver também traz atualizações sobre as enchentes que atingem principalmente a Bahia. Neste momento em que milhares de pessoas estão desabrigadas é a solidariedade que faz a diferença para suprir necessidades básicas dos atingidos.  

Alimentação  

O quadro Alimento é Saúde apresenta a cozinha caipira, carregada de histórias e sabores. A prática é tema do livro A culinária Caipira da Paulistânia, relançado recentemente. A obra se aprofunda nas origens, técnicas, manejos e produções do fazer da comida conhecida como caipira.   

E tem receita no programa desta quarta-feira. A estrela do prato é um ingrediente muito presente em toda a América Latina: o milho. A cozinheira Letícia Massula traz uma sugestão do cozimento do alimento no leite de coco.  

Música

O dia 29 de dezembro de 2021 marca 20 anos da morte da cantora, compositora e multi-instrumentista Cássia Eller. Nesta edição, você confere uma homenagem à artista e relembra a trajetória musical de uma das maiores intérpretes da música brasileira.  


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize  

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP). 

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Geisa Marques