Adeus, ano velho

Quais fatos marcaram 2021? Crianças respondem ao Radinho BdF e compartilham desejos para 2022

Vacinação contra a covid, aumento da fome e discussões ambientais estão entre os acontecimentos que marcaram o ano

Ouça o áudio:

Última edição do Radinho traz retrospectiva de 2021 e compartilha os desejos das crianças para 2022 - Nicolas Tissot/ Unsplash
eu quero um ano mais alegre

Final de ano é sempre a mesma coisa: olhamos para o ano que passou e fazemos planos para o que está por vir. Na edição desta quarta-feira (29) do Radinho BdF, a última de 2021, as crianças contam quais foram os fatos marcantes dos últimos 12 meses.  

O Alejandro de Freitas Torres, de nove anos, morador da cidade de Palmares (TO), nem pensou muito pra responder. "A descoberta da vacina contra o coronavírus. É uma esperança de cura”. 

Esse também foi o acontecimento que mais marcou a jornalista do Brasil de Fato Nara Lacerda, que acompanhou bem de pertinho o noticiário ao longo do ano.  

"Acho que por tão cedo a gente não vai esquecer da imagem da enfermeira Monica Calazans recebendo a primeira vacina contra a covid-19, em São Paulo. Foi muito emocionante e encheu a gente de esperança."  

Mas 2021, infelizmente, não foi um ano somente de boas notícias. A Nara Lacerda também lembrou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) trabalhou contra as vacinas, o que fez com a imunização demorasse a chegar e custou a vida de muitas pessoas, que poderiam ter sido salvas se estivessem vacinadas.  

Empobrecimento 

As notícias sobre o aumento da fome e da miséria também foram um destaque negativo de 2021.  

"Eu acho que [a fome] deriva da desigualdade social que tem no país. Muitas crianças largam a escola pra conseguir trabalhar, para a ajudar os pais, que não conseguem emprego”, opina Laura da Cunha, de 13 anos, moradora de Curitiba (PR).  

E a Laura tem razão. Um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em junho deste ano mostra que o trabalho infantil aumentou pela primeira vez em duas décadas, e atingiu um total de 160 milhões de crianças e adolescentes no mundo. 

Meio ambiente 

Um dos eventos mais importantes do ano foi realizado entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro: a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), na Escócia. Aqui no Brasil, a Julia Gomes, de 10 anos, moradora de Ladário (MS), lembrou que o meio ambiente segue ameaçado, colocando em risco também a sobrevivência das pessoas.  

Dom Erwin Krautler: "A Amazônia ainda é considerada colônia por esse governo"

 "Meu pai é militar. De vez em quando ele ajuda os ribeirinhos, que também precisam da floresta pra viver melhor, de recursos. Mas, infelizmente, esses recursos estão sendo queimados, e os rios também estão [com o nível de água] baixo."  

Volta às aulas presenciais, turismo espacial e centenário do educador Paulo Freire também estão entre os acontecimentos lembrados nesta edição do Radinho.  

Diversão 

E que tal fazer sua própria retrospectiva de um jeito divertido? Essa é uma das dicas de brincadeiras trazidas pela Cíntia Arcangelo, das Oficinas VerdeRosa, para reunir toda a família e refletir sobre o ano que está para acabar.  

O nome dessa atividade é “árvore da gratidão”. É bem simples: primeiramente, escolha uma árvore. Pode ser na praça, no jardim ou até a árvore de natal. Depois, junte a família e escreva no papel coisas boas que aconteceram, mesmo que pareçam simples. Depois, é só pendurar na árvore que você escolheu.  

Que tudo se realize no ano que vai chegar 

E o que não pode faltar no final de ano? Os planos e desejos para o ano novinho que vai chegar.  

“Espero que as crianças possam voltar pra escola, pra estudar, brincar, encontrar os amigos”, esse é  o pedido do Alejandro Freitas. Ele acrescenta um desejo compartilhado por todos nós: “um ano mais alegre”, finaliza. Que assim seja!  


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato / Campanha Radinho BdF

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Geisa Marques