Sintonize

Bioma em risco: entenda as ameaças à diversidade do Cerrado no Programa Bem Viver

Desmatamento da savana mais biodiversa do planeta segue em ritmo acelerado, e disparou 7,9% em 12 meses

Ouça o áudio:

Entre agosto de 2020 e julho de 2021, o Cerrado perdeu uma área equivalente a quase seis vezes a cidade de São Paulo, segundo o Inpe - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O programa Bem Viver desta quarta-feira (05) apresenta uma entrevista com o geógrafo e pesquisador Yuri Salmona, diretor do Instituto Cerrados, que repercute os mais recentes dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre a devastação do Cerrado.  

As informações publicadas sem alarde no dia 31 de dezembro apontam que o bioma perdeu 8,5 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa nos 12 meses entre agosto de 2020 e julho de 2021, área equivalente a quase seis vezes a cidade de São Paulo. O crescimento apresentado foi de 7,9% em relação ao período anterior.  

Esta edição também traz atualizações sobre as chuvas que têm causado alagamentos e enchentes em diversas regiões do país. Na cidade de São Paulo, por exemplo, esses episódios são recorrentes nesta época do ano. Em entrevista à Rádio USP, o pesquisador Pedro Luiz Côrtes, do Instituto de Energia da Universidade de São Paulo, explica a complexidade do problema, que tem como uma de suas raízes a concepção das cidades brasileiras.  

No quadro Direto da Redação, a repórter Catarina Barbosa traz as atualizações da pandemia. Conforme dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), na tarde de terça-feira (04), foram registradas 175 mortes no Brasil no período de 24 horas.

E tem ainda o Alimento é Saúde, com o sabor e a tradição dos queijos de leite cru. 


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize   

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.  

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).  

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected] 

 

Edição: Geisa Marques