Sintonize

Programa Bem Viver destaca novas regras previdenciárias e atuação profissional em agroecologia

Edição desta sexta-feira (07) também faz uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Melodia, que completaria 71 anos hoje

Ouça o áudio:

Aprovada em 2019, regras previdenciárias como tempo de contribuição e idade mínima para se aposentar passam por mudanças automáticas anualmente - Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Você sabe o que muda com as novas regras da Previdência que entraram em vigor neste ano? Na edição desta sexta-feira (07), o programa Bem Viver traz uma entrevista com o economista Eduardo Fagnani, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para explicar quais são as mudanças na concessão da aposentadoria.  

Desde que a reforma foi aprovada, em 2019, a cada ano que passa são acrescidos seis meses na idade mínima em que as mulheres podem se aposentar. Antes era de 60 anos e agora, a partir de 2022, é de 61 anos e meio.   

Para os homens, foi fixado que é preciso ter ao menos 65 anos para se aposentar por idade. Para ambos os sexos, é preciso que a contribuição à previdência tenha sido feita por ao menos 15 anos.   

Agroecologia  

A profissionalização do trabalho em agroecologia é o tema do quadro Momento Agroecológico desta sexta-feira. Em todo o Brasil, são mais de 49 cursos que formam agroecólogos e agroecólogas no país. A formação abre caminhos para atuar em pelo menos nove áreas diferentes.  

Música 

A última edição desta semana também tem homenagem musical. O dia 07 de janeiro marca o nascimento do cantor e compositor Luiz Melodia. Reconhecido pela originalidade e elegância, o músico completaria 71 anos nesta sexta. Melodia faleceu em agosto de 2017, vítima de câncer de medula, mas deixou um legado imenso, do qual faz parte do álbum “Pérola Negra”, considerando um dos grandes discos da música brasileira. 

Artigo | Um retrato intimista de Luiz Melodia, o garoto do Estácio


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize     

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.    

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).    

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.    

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].   

Edição: Geisa Marques