SOLIDARIEDADE

Saiba como ajudar as vítimas das enchentes em Minas Gerais

Movimentos Populares, torcida organizada, igrejas e outras instituições se mobilizam por doações

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

Movimentos populares, igrejas, prefeituras e coletivos se mobilizam para levar água, mantimentos e outras doações para as famílias atingidas - Foto: Agência Brasil

Devido às fortes chuvas que atingem o estado de Minas Gerais, 138 cidades estão em situação de emergência. Risco de rompimento de barragens, pessoas ilhadas e desabrigadas, além de estradas interditadas, preocupam a população mineira.

Continua após publicidade

Diante do cenário devastador, movimentos populares, igrejas, prefeituras e coletivos se mobilizam para levar água, mantimentos e outras doações para as famílias atingidas.

O Brasil de Fato MG organizou uma lista de iniciativas de solidariedade. Conheça:

Solidariedade sindical

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) estão recebendo doações para ajudar as famílias atingidas pela chuva.

É possível doar alimentos não perecíveis, colchões, roupas de cama e materiais de limpeza. As doações podem ser deixadas nas subsedes do SindUTE, nas cidades do interior, ou na sede do sindicato em Belo Horizonte, na Rua Ipiranga, 80, no Bairro Floresta.

:: Leia também: Mineradoras suspendem atividades em MG; 138 cidades vivenciam situação de emergência :: 

As entidades também recolhem doações financeiras por meio de transferência bancária (Ag: 0086 / Operação 003 / Conta 50.2471-8) ou pix, pela chave CNPJ 65.139.743/0001-92.

Solidariedade em Rede 

A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental, está recolhendo doações financeiras e acolhendo voluntários para ajudar nas ações de evacuação, acolhimento, atendimento psicológico e alimentação para as vítimas e os desabrigados pelas chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Também é possível doar água, alimentos, máscaras e álcool em gel em paróquias das próprias cidades. Saiba mais neste link.

As doações podem ser feitas por meio de transferência bancária (Banco Santander / Ag. 3476 / Conta corrente: 13077880-2 / CNPJ: 17.272.998/0001-86) ou pix, pela chave telefone (31) 9 8978-9390.?

Minas pede Socorro

A campanha, organizada pela Associação de Câmaras e Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams), pela Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB Minas), pela União Brasileira de Mulheres (UBM), pela União da Juventude Socialista (UJS), pela União de Negros pela Igualdade (Unegro) e pela União Nacional LGBT (UNA LGBT), está recebendo doações financeiras que serão revertidas em itens de higiene, materiais de limpeza, roupas de cama e água para as famílias atingidas pelas enchentes. 

As doações podem ser em qualquer valor e deve ser feita por meio de pix, pela chave CPF 800.768.236-87.

Torcedores de futebol também se solidarizam

A torcida organizada “Fúria Alvinegra”, do Clube Atlético Mineiro, está arrecadando cestas básicas, alimentos não perecíveis, água e itens de higiene que serão doados para as vítimas das chuvas. 

As doações podem ser entregues em Belo Horizonte, na Rua Antônio Cesário da Rocha, 173, no Caiçara, ou em Lagoa Santa, na Rua Verde Água Piscinas, na Rua Acadêmico Nilo Figueiredo, 1706, no bairro Bela Vista.

A torcida também disponibiliza um pix para doações financeiras  ([email protected]).

 

(Matéria em atualização)

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa