CABO DE FORÇA

MP de Minas vai recorrer para manter julgamento do crime de Brumadinho em âmbito estadual

Mudança para Justiça Federal foi a pedido do ex-presidente da Vale, um dos réus; STJ julgou procedente

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Em 14 de dezembro, o STJ julgou os argumentos colocados pelo Ministério Público de Minas, para que o processo não vá a âmbito federal, mas manteve sua decisão de federalizar o caso - Foto: Isis Medeiros

Continua o imbróglio sobre onde serão julgados os responsáveis pelo rompimento da barragem Córrego do Feijão, propriedade da Vale, em Brumadinho (MG). O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) anunciou que irá recorrer da decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a federalização do caso. O STJ tomou a decisão em 14 de dezembro de 2021.

Desde 2019, a investigação criminal ficou nas mãos do Ministério Público de Minas Gerais. Por um ano, o órgão apurou os acontecimentos e ajuizou uma Ação Penal contra o ex-presidente da Vale e outras 15 pessoas pelo crime de homicídio qualificado das 270 vítimas fatais da tragédia.

No entanto, em outubro de 2021, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou a denúncia produzida pelo MP de Minas Gerais, afirmando que a Justiça estadual não tem competência para julgar o caso. Assim, o processo deveria recomeçar por meio de uma nova denúncia do Ministério Público Federal.

Leia também: Atingidos criticam a anulação do processo contra os responsáveis pelo rompimento em Brumadinho

A decisão do STJ atendeu a um pedido do ex-presidente e de um ex-engenheiro da Vale, Fábio Schvartsman e Felipe Figueiredo Rocha, que são réus no processo.

Em 14 de dezembro, o STJ julgou os argumentos colocados pelo Ministério Público de Minas, para que o processo não vá a âmbito federal, mas manteve sua decisão de federalizar o caso. O MPMG pode agora apresentar um Recurso Extraordinário ao Supremo Tribunal Federal, o que afirma que fará.

“O Ministério Público de Minas Gerais entende que há uma inversão de valores na decisão do Superior Tribunal de Justiça em atribuir a competência para a Justiça Federal porque, a grosso modo, o réu estaria escolhendo por quais crimes responder e tal premissa compete ao Ministério Público Estadual, nos termos da Constituição Federal de 1988”, afirmou o MP ao Brasil de Fato MG.

Polícia Federal indiciou 19 pessoas

Em nível federal, também existe um inquérito concluído de responsabilização dos possíveis criminosos. Em 26 de novembro, a Polícia Federal (PF) concluiu as investigações sobre o rompimento da barragem de Córrego do Feijão. A PF indiciou a Vale e a Tüv Süd, responsável pela auditoria da estrutura da barragem, pela prática de uma série de crimes ambientais contra a fauna, a flora, os recursos hídricos, unidades de conservação e sítios arqueológicos.

Leia também: Vale, Tüv Süd e 19 pessoas são indiciadas pela Polícia Federal pela tragédia de Brumadinho

Além das gigantes multinacionais, 19 pessoas – entre consultores, engenheiros, gerentes e diretores – foram indiciadas pela prática de homicídio doloso, com dolo eventual, duplamente qualificado pelo emprego de meio que resultou em perigo comum e de recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa do ofendido.

O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) para análise e adoção de medidas. Cabe ao MPF a decisão de apresentar ou não as denúncias contra as instituições e as pessoas físicas indiciadas.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa