Paraná

Coluna

BOLETIM 44. Sul do Mundo. Assassinatos de defensores de direitos humanos na Colômbia

Imagem de perfil do Colunistaesd
78 defensores dos direitos humanos foram mortos no país em 2021 - Colombia Informa
78 defensores dos direitos humanos foram mortos no país em 2021

Casos de assassinatos na Colômbia

 

O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Colômbia revelou que pelo menos 78 defensores dos direitos humanos foram mortos no país em 2021 – em que pese a assinatura dos acordos de paz, em 2016. Segundo o escritório da ONU na Colômbia, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, foram relatadas 202 denúncias de homicídios de defensores, dentre os quais verificou-se 78 casos de assassinatos, 39 casos em processo de verificação e 85 casos inconclusivos (Telesur).

Equador: Movimentos aguardam reforma na lei de aborto

Com lenços verdes e faixas, dezenas de mulheres realizaram uma manifestação em frente à sede do Legislativo do Equador para acompanhar o debate em apoio ao direito de abortar em casos de estupro. “Lutemos agora para não morrer amanhã”, dizia uma das faixas. No primeiro debate realizado, a Comissão de Justiça da Assembleia Nacional estabeleceu um máximo de 28 semanas de gestação para que o aborto em caso de estupro seja realizado em maiores de 18 anos, enquanto menores e mulheres com deficiência não teriam qualquer limitação de tempo (Giro Latino).

Migração rumo aos EUA

As forças de segurança na Guatemala reprimiram uma caravana de migrantes centroamericanos que deixou Honduras e se dirigiu aos Estados Unidos (EUA).
Os migrantes se separaram em vários grupos no domingo para ir a outros pontos de fronteira na Guatemala, depois que agentes usaram gás lacrimogêneo contra a caravana, com mais de 100 migrantes, no sábado, quando tentavam romper o cordão de isolamento estabelecido pela polícia (Telesur).

 

 

 

Edição: Lia Bianchini