PROGRAMA DE RÁDIO

Em entrevista, Paraíba de Fato traz o tema da epidemia de H3N2 e da pandemia da Covid-19

Demais assuntos são vacinação infantil, Dia Mundial do Compositor e calendário esportivo

Ouça o áudio:

“Diferenciar essas duas condições (Covid-19 e H3N2) é um tanto difícil. Basicamente, o que consegue chegar a alguma diferenciação, seria a própria testagem para Covid”, afirma Felipe. - Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O primeiro programa inédito do ano do Paraíba de Fato foi ao ar no último sábado (15). Por meio de uma entrevista com Felipe Proenço, da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, o destaque desta edição foi a pandemia da Covid-19 e a epidemia da influenza A H3N2. “Diferenciar essas duas condições é um tanto difícil. Basicamente, o que consegue chegar a alguma diferenciação, seria a própria testagem para Covid”, afirma Felipe.

O médico ainda explica que tem sido tema de debate, no campo científico, o motivo de estarmos vivenciando uma epidemia de H3N2, já que na região Nordeste, os quadros de gripe/vírus respiratórios são mais comuns nos meses de março e abril. Em nenhuma região do Brasil, era esperada a epidemia de gripe no início do ano. “No momento, atribui-se isso a dois fatores principais: 1) relaxamento do uso das medidas de etiqueta respiratória, como diminuição da utilização de máscara e das estratégias de isolamento e distanciamento social; e 2) a campanha da gripe, no ano passado, foi no mesmo período do início da vacinação contra a Covid-19, assim, houve uma menor adesão à vacina da gripe, comparado aos anos anteriores”, complementa.

Outro assunto do Paraíba de Fato foi a vacinação infantil, que começou no domingo (16). Seguindo a edição, a cantora e compositora Polyana Resende fez um comentário em alusão ao Dia Mundial do Compositor, comemorado no dia 15 de dezembro. Ela falou do seu trabalho e do cenário dessa profissão na Paraíba. O programa teve também o quadro Hora do Esporte, pautando a previsão do calendário esportivo do estado e o quadro Nordeste em 20 minutos, com assuntos da região. 


Em Campina Grande, Jhin Pirlo Lima Silva, de 5 anos, foi a primeira criança vacinada da Paraíba. Jhin tem microcefalia. A morte de crianças pela Covid-19 é uma realidade. Vacinar é a melhor forma de protegê-las.  / Foto: Ascom CG.


O programa Paraíba de Fato vai ao ar todo sábado, na Rádio Sanhauá AM 1280, das 09h às 10h. Aos domingos, de 12h às 13h, a edição é reprisada na Rádio Mangabeira FM 104,9.

Confira aqui o programa completo e no Spotify.

Edição: Carolina Ferreira