Aumenta o som

Podcast Três por Quatro: Brasil vive crise institucional profunda, diz professor da UFRJ

Eduardo Costa Pinto, pesquisador do Instituto de Economia da universidade, é o entrevistado do episódio desta semana

Ouça o áudio:

Como restabelecer as hierarquias, as regras legais e o Estado de direito? - Reprodução/Twitter - @jairbolsonaro

O episódio do podcast Três Por Quatro desta semana traz uma conversa com Eduardo Costa Pinto, professor e pesquisador do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e ex-técnico de Pesquisa e Planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). 

Entre os assuntos abordados na entrevista com Igor Felippe, apresentador do programa, está a crise econômica a institucional pela qual o Brasil passa e que, segundo Pinto, atingiu um novo patamar no governo de Jair Bolsonaro.  

Para o professor da UFRJ, o modo de governar do capitão reformado amplia a crise à medida que, por um lado, ataca as instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF) e órgãos do Estado como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por outro, faz alianças com o chamado centrão, estabelecendo políticas austeras para a população brasileira. Trata-se de uma crise institucional profunda, constata o pesquisador.  

Nesse sentido, como restabelecer as hierarquias, as regras legais e o Estado de direito? Na visão do professor, essa é a questão central hoje no Brasil. 

Dê o play: 

Edição: Geisa Marques