OUÇA E ASISTA

Central do Brasil aborda o papel dos sindicatos na revogação da Reforma Trabalhista

Para Clemente Ganz, do Fórum das Centrais Sindicais, organizações precisam mobilizar suas bases por essa pauta

Ouça o áudio:

12-02-20 - Carteira de Trabalho
O programa Central do Brasil vai ao ar, de segunda a sexta, às 19h45 - Marcello Casal Jr. | Agência Brasil
Sindicatos precisarão movimentar suas bases

Recentemente, o ex-presidente Lula (PT) e representantes sindicais se reuniram com lideranças espanholas para conversar sobre a revogação da reforma trabalhista na Espanha. O modelo espanhol inspirou a reforma a brasileira, instituída em 2017, no governo de Michel Temer (MDB). 

No quadro Entrevista Central do programa desta terça-feira (17), o coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz, analisa qual deve ser a contribuição do movimento sindical, ao longo de 2022, para este debate no Brasil. Para Ganz, os sindicatos "precisarão movimentar suas bases" para fazer com que este tema se fortaleça entre os trabalhadores. Além disso, ele analisa o legado da reforma trabalhista brasileira e o impacto na população. 

"Essa dinâmica, com essa flexibilização laboral, trouxe uma expansão das ocupações vulneráveis, especialmente o trabalho autônomo sem contribuição previdenciária, e houve também uma precarização nas formas de contratação, com os trabalhos de curta duração", destaca. 

E tem mais!

No quadro Trilhos do Brasil, você acompanha o surto de Candida auris em Pernambuco. Considerado um superfungo, o micro-organismo foi observado em dois pacientes, que estavam internados na rede pública do Recife, e preocupa as autoridades sanitárias. A Anvisa emitiu alerta e avalia que pode se tratar de um terceiro surto no Brasil - os outros foram registrados entre 2020 e 2021, com casos na Bahia. Médicos e especialistas ponderam que este superfungo é mais comum em infecções hospitalares. 

No Embarque Imediato, o destaque é a mobilização dos médicos da atenção primária na cidade de São Paulo, que anunciaram greve para esta quarta-feira (19). A categoria cobra novas contratações de profissionais de saúde, testes para covid-19 e melhoria nas condições de trabalho e salário. 

Parada Cultural indica o espetáculo teatral "Touch", que escancara os preconceitos e a fragilidade das relações na sociedade atual. A peça, apresentada de forma online, segue em cartaz até o dia 27 de fevereiro, sempre de quinta a domingo, às 20h. 

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4



 

Edição: Raquel Setz