Distrito Federal

Pandemia

Taxa de transmissão da covid-19 alcança a máxima já registrada no DF

Indicador chegou a 2,61, igualando-se aos números de março de 2020  

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Taxa de transmissão da covid-19 no DF alcança 2,61 e iguala a máxia já registrada desde o início da pandemia - Breno Esaki/Agência Saúde

A taxa de transmissão (Rt) da covid-19 no Distrito Federal atingiu nesta sexta-feira (21) o valor de 2,61 alcançando a máxima histórica já registrada desde o início da pandemia. Os dados constam no balanço diário da Secretaria de Saúde do DF.

Esse nível de transmissão só havia sido verificado em março de 2020, durante a primeira onda de infecções. De acordo com as autoridades sanitárias, se a taxa de transmissão (Rt) for menor que 1, a epidemia tende a ficar controlada. Se o índice Rt for maior que 1, a epidemia avança. A taxa de transmissão no DF vem subindo ao longos das últimas semanas de forma progressiva.   

:: Uso de máscaras volta a ser obrigatório em ambientes abertos no DF ::

A Secretaria de Saúde do DF também informou que, nas últimas 24 horas, houve 3.297 novas infecções por covid-19 na capital do país. Também foram computados mais três óbitos decorrentes da doença. Os números constam no boletim diário emitido pela pasta. Desde o início da pandemia, foram notificados 561.457 casos no DF e um total de 11.139 mortes.

:: Com nova onda de contaminações, DF proíbe shows, festas e festivais ::

Vacinação

No Distrito Federal, quase 78% da população com cinco anos ou mais já completou o primeiro ciclo vacinal com as duas doses ou dose única, o que representa mais de 2,2 milhões de pessoas. Em relação à dose de reforço, ela já foi aplicada em quase 640 mil pessoas, o que representa 22,49% da população com cinco anos ou mais. 

A campanha de vacinação infantil contra a covid-19 prossegue no DF para crianças na faixa etária de 8 a 11 anos ou de 5 a 7 anos (com comorbidades ou deficiência). Esse público tem a disposição 18 pontos exclusivos que podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino