Evento On-line

Brasil de Fato RS vai transmitir lives do Fórum Social das Resistências 2022; confira a agenda

Debates virtuais preparam o evento presencial que ocorrerá de 26 a 30 de abril, em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Fórum Social das Resistências (FSR) 2022 adiou a realização das atividades presenciais, mantendo programação virtual durante janeiro e fevereiro - Reprodução FSM

O Fórum Social das Resistências (FSR) 2022 teria encontros presenciais no mês de janeiro. Em função do momento sanitário que vive o país, em especial da Região Metropolitana de Porto Alegre, a organização do evento decidiu transferir as atividades presenciais para entre os dias 26 e 30 de abril.

Continua após publicidade

Porém, foram mantidas as atividades virtuais durante janeiro e fevereiro, com convidados nacionais e internacionais, para discutir as pautas e agendas de lutas em comum.

Leia mais: Fórum Social Mundial Justiça e Democracia e Fórum Social das Resistências 2022 são adiados

O Brasil de Fato RS contribui na organização do evento e vai transmitir diversos desses encontros virtuais, através da  página no Facebook. Confira, logo abaixo, a lista com a data e o tema desses debates.

Informações completas sobre o FSR, sua história e convidados, podem ser encontradas no site (clique aqui). A programação completa pode ser acessada aqui.

O que é o FSR?

O Fórum Social das Resistências é um evento que se insere nos processos do Fórum Social Mundial. Através de assembleias de convergências e de atividades autogestionadas, movimentos e organizações sociais debatem a articulam as formas de resistências criadas pelos movimentos culturais, ambientais, políticos e sociais no Brasil e na América Latina.

:: Porto Alegre (RS) terá Fórum Social das Resistências em janeiro de 2022 ::

Estas atividades discutem as causas das crises, apresentam propostas e organizam iniciativas. Segundo a organização, o objetivo deste momento virtual é identificar pontos de consensos para a construção de uma agenda comum de lutas para o próximo período, rumo aos momentos presenciais do FSR 2022, que serão realizados de 26 a 30 de abril de 2022 em Porto Alegre (RS).

Agenda de lives do FSR no Brasil de Fato RS

27 de janeiro (quinta-feira)

10h - Coletiva de imprensa da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) apresenta o Relatório da Violência Contra Jornalistas 2021

Atividade será conduzida pela presidenta da entidade, Maria José Braga. Jornalistas podem se inscrever para participar da apresentação dos dados do relatório e da coletiva de imprensa, por meio do formulário online. O link de acesso à sala virtual será enviado pelo e-mail informado às 9h da quinta-feira (27/01).

14h - Lançamento da edição 2021 do Relatório da Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil.

16h - Comunicação pública e democracia: em defesa da EBC

A Ouvidoria Cidadã da EBC lança o Relatório 2021, junto com a bibliografia sobre os veículos da EBC e sobre comunicação pública, além do site interativo da linha do tempo dos veículos da EBC. Participam Tereza Cruvinel (jornalista, primeira presidenta da EBC), Desilon Daniels (Public Media Alliance), Rita Freire (ex-presidenta do Conselho Curador da EBC), Akemi Nitahara (Comissão de Empregados da EBC), Joseti Marques (ex-ouvidora da EBC e presidenta da OID) e Mariana Martins (LapCom).

18h - Assembleia de Convergências pela Comunicação - O papel da mídia nos processos democráticos

Debate organizado pela Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública, Comissão de Empregados da EBC, Ciranda, Abong, Instituto Paulo Freire, Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), ABC Pública, Sindjor-RS, Brasil de Fato RS, CUT, FNDC, SindJor-DF, IDhES, Ceaal, IPF, Camp, ENFOC/Contag, Cdhep, Fenaj, UBM, Sindjor RJ.

18h - Painel: O lugar da classe trabalhadora na reconstrução do Brasil e os desafios para derrotar o bolsonarismo.

Atividade organizada pelo Fórum das Centrais Sindicais recebe Clemente Ganz Lúcio (sociólogo e assessor do Fórum das Centrais Sindicais) e Altamiro Borges (jornalista e presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé).

19h - O cerco dos EUA e OTAN à China e Rússia

Convidados para o debate Ana Prestes (cientista política), Bruno Jubran (doutor em Estudos Estratégicos Internacionais), Diego Pautasso (cientista político), Elias Jabour (doutor em geografia) e Andrey Kochetov (Presidente da Federação Sindical de Lugansk).

28 de janeiro (sexta-feira)

9h30 - As agressões imperialistas e a resistência dos povos

Debate com Socorro Gomes (Presidente do Conselho Mundial da Paz), Atílio Boron (doutor em Ciência Política pela Universidade de Harvard), Ualid Rabah (Presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil), Ahmad Alzoubi (diretor do Monitor do Oriente Médio no Brasil) e Jones Manoel (historiador da Fundação Dinarco Reis).

14h - Assembleia de Convergência: Segurança Alimentar, Pela Vida e Contra a Fome

Organizada pelo CONSEA-RS, CPCE, Sefras - Serviço Franciscano de Solidariedade, Gente é pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome, Banquetaço, Contraf Brasil, Agentes de Pastoral Negros do Brasil, Contag, CNS, COIAB, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Unicafes, Movimento Urbano de Agroecologia MUDA, CAMP, MST.

19h - Lançamento do livro "China: o socialismo do século XXI"

Debate do autor Elias Jabbour com Tarso Genro, mediado pela vereadora de Porto Alegre Daiana Santos (PCdoB).

29 de janeiro (sábado)

10h - Por uma Revolução Democrática na Justiça – Ato Virtual do FSM Justiça e Democracia

Convidadas/os: Boaventura de Sousa Santos, Jones Manoel, Jozilėua Kaingang, Luis Nassif, João César Rocha, Jules Falquet, Guilherme Boulos, Tarso Genro e José Geraldo de Souza Jr.

Organizado pelo Comitê Facilitador do FSM Justiça e Democracia.

Obs.: As organizações interessadas em transmitir suas convergências pelo Brasil de Fato RS e Rede Soberania, entrem em contato pelo fone (51) 98191 7903.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko