Universidade pública

Volta às aulas: UFPR cria aplicativo para rastrear casos de covid-19

"O uso do aplicativo é voluntário, mas é muito importante que as pessoas usem", diz coordenador do projeto

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Check UFPR será de uso voluntário entre a comunidade acadêmica
Check UFPR será de uso voluntário entre a comunidade acadêmica - Divulgação

O aplicativo Check UFPR, de uso gratuito e simples, vai auxiliar no rastreamento e na identificação de possíveis casos suspeitos e positivos de covid-19 entre a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O sistema de acesso inicia-se ao escanear QR Codes impressos (códigos visuais), presentes na entrada de espaços da universidade com alta circulação de pessoas. Ao registrar entrada e saída dos locais, haverá o rastreio de pessoas que estiveram presentes no mesmo espaço no momento. No caso de alguém ser infectado por covid-19, todos que tiveram contato com o indivíduo serão notificados.

Saiba também: UFPR retoma aulas presenciais em janeiro de 2022

Automaticamente, o sistema também informará o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (NEPES) da UFPR, que acompanha os casos dentro da universidade, além de orientar e encaminhar casos suspeitos para a realização de testes.

“O uso do aplicativo é voluntário, mas é muito importante que as pessoas usem porque só assim teremos um banco de dados que vai permitir o rastreio. Haverá rápido acesso a essas pessoas e melhor orientação”, disse o coordenador do projeto, professor André Bellin Mariano.

Leia mais: UFPR exigirá comprovante de vacinação para atividades presenciais

Um dos pilares de desenvolvimento da ferramenta é que, ao informar rapidamente sobre o contato com alguém contaminado, o indivíduo poderá redobrar os cuidados em casa e até afastar-se de pessoas do grupo de risco, reduzindo novas infecções.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini