MORTES

Bolsonaro decreta luto por Olavo após ignorar Elza, Beth Carvalho, Paulo Gustavo e Aldir Blanc

Presidente não expressou solidariedade diante da morte de grandes figuras da cultura brasileira

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Decisão de luto por escritor foi publicada no Diário Oficial da União; na foto, o assessor Filipe G. Martins, Olavo de Carvalho, Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) - Reprodução/Twitter

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial de um dia em homenagem ao escritor Olavo de Carvalho, que morreu nessa segunda-feira (24) nos Estados Unidos, onde vivia.

A decisão contrasta com a postura adotada pelo chefe do Executivo diante da morte de diversos artistas, intelectuais e personalidades.

:: Morre Olavo de Carvalho: astrólogo estava com covid; causa da morte não foi divulgada ::

Desde o início de seu governo, Bolsonaro ignorou as mortes de figuras de grande relevância, como as cantoras Elza Soares e Beth Carvalho, o cantor Agnaldo Timóteo, o ator Tarcísio Meira, o humorista Paulo Gustavo e os compositores João Gilberto e Aldir Blanc.

Em nenhum dos casos citados houve atos do Poder Executivo determinando luto oficial, tampouco manifestações de solidariedade expressadas pelo presidente da República.

Um levantamento do jornal O Globo divulgado nesta terça-feira (25) mostra que o atual presidente foi o que menos assinou esse tipo de decreto. Historicamente, o país entra oficialmente em luto duas vezes por ano.

:: Sem citar covid, bolsonaristas lamentam morte de astrólogo Olavo de Carvalho nas redes ::

Bolsonaro não assinou decretos de lutos em episódios de grandes proporções, como o crime ambiental de Brumadinho, que matou 272 pessoas, o acidente do Ninho do Urubu, que vitimou dez pessoas, e as mais de 600 mil mortes pela pandemia.

Ex-presidentes também decretaram luto em casos com muitas mortes, como a queda do avião da Chapecoense, o incêndio na Boate Kiss, os mortos por desastres naturais e o terremoto no Haiti.

A declaração de luto pela morte de Olavo de Carvalho foi publicada no Diário Oficial da União por volta das 15h desta terça-feira (25). Algumas horas antes, Bolsonaro já havia feito uma homenagem ao escritor em sua conta no Twitter. 

Leia o decreto:


Decreto de luto oficial publicado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (25) / Diário Oficial da União

Relembre as mortes ignoradas por Bolsonaro

Elza Soares


Elza Soares morreu em 20 de janeiro de 2021, em decorrência de causa natural / Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Beth Carvalho


Beth Carvalho morreu em 30 de maio de 2019, em decorrência de infecção generalizada / Ana Paula Oliveira/TV Brasil - EBC

Aldir Blanc


Aldir Blanc morreu em 4 de maio de 2020, em decorrência da covid-19 / Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia

Tarcísio Meira


Tarcísio Meira morreu em 12 de agosto de 2021, em decorrência da covid-19 / Wikimedia Commons/VIVA

Agnaldo Timóteo


Agnaldo Timóteo morreu em 3 de abril de 2021, em decorrência da covid-19 / Wikimedia Commons/Setur


Eva Wilma morreu em 15 de maio de 2021, em decorrência de um câncer / Wikipedia

João Gilberto


João Gilberto morreu em 6 de junho de 2019, em decorrência de causas naturais / Wikipedia

Paulo Gustavo


Paulo Gustavo morreu em 4 de maio de 2021, em decorrência da covid-19 / WikiMedia Commons

A morte de outras figuras também foi ignorada pelo presidente. Entre elas, as do cantor Moraes Moreira, das atrizes Nicete Bruno e Bibi Ferreira, dos jornalistas Clóvis Rossi e Paulo Henrique Amorim, a do rabino Henry Sobel e a do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Morte por covid-19?

A causa da morte de Olavo de Carvalho não foi divulgada pela família. Recentemente, ele esteve internado em hospital no Brasil com problemas cardíacos.

:: Bolsonarismo tem raízes em um Brasil construído à margem do Estado, afirmam pesquisadores ::

Em meados janeiro deste ano, foi diagnosticado com covid-19. Na mesma semana, cancelou aulas de um curso que ministrava de forma online. Durante a pandemia, Olavo de Carvalho fez diversas publicações com teor negacionista nas redes sociais.

Em uma dessas postagens, escreveu: "Dúvida cruel. O vírus mocoronga mata mesmo as pessoas ou só as ajuda a entrar nas estatísticas?".

Edição: Leandro Melito