Epidemia

Paraná ultrapassa 1,5 mil casos confirmados e 50 mortes pela H3N2

Mais de 200 municípios do estado têm casos e mortes registrados

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
"Uso de máscaras, lavagem das mãos e principalmente a vacinação, são indispensáveis”, alerta o secretário de Saúde - Foto: Giorgia Prates

Mais 134 casos e sete óbitos em decorrência da H3N2 foram confirmados pela Secretaria estadual da Saúde (Sesa) no Paraná. As informações foram extraídas, nesta terça-feira (25), do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Desde dezembro, já foram registrados 1.650 casos e 55 mortes em 212 municípios do estado. A doença é um tipo do vírus da Gripe Influenza A.

Leia mais: Paraná: aumento de casos de covid e influenza faz o estado reativar leitos de enfermaria

Os novos óbitos ocorreram entre os dias 5 e 23 de janeiro deste ano. As mortes referem-se a quatro homens e três mulheres com idades de 34 a 89 anos.

“Conseguimos esses dados semanalmente, após investigação epidemiológica, e sabemos que os números não representam a realidade. Devemos ter aproximadamente trinta vezes mais diagnósticos de gripe no Paraná do que temos registrado até agora”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.

No último dia 12, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença. Normalmente, o vírus da gripe circula durante os períodos mais frios, porém, este ano a infecção pela doença aumentou no verão, de maneira atípica.

Leia aqui: Secretário de Saúde do Paraná declara epidemia de gripe H3N2 no estado

“O vírus não escolhe idade ou um grupo. Temos registros de pessoas contaminadas de todos os perfis, e óbitos de 19 a 100 anos. Mais do que nunca os cuidados como uso de máscaras, lavagem das mãos e principalmente a vacinação, são indispensáveis”, alerta o secretário.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini