Paraná

Coluna

Minhas melhores leituras de 2021

Imagem de perfil do Colunistaesd
Leitura indispensável de romances, diários, teoria política e ensaios - Pedro Carrano
Entre esses textos recomendados, algumas obras foram destaque, caso do romance O Avesso da Pele

O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório (Romance)

Vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance de 2021, Tenório nos traz um narrador que busca acertar as contas com o passado do pai, assassinado pela polícia, ao mesmo tempo com a história de professor de escola pública, em um país que ainda não enfrentou o racismo, desvelado em todos os seus desdobramentos, das relações íntimas ao trabalho, à relação com a polícia. Habilmente, Tenório ainda traça um paralelo com a obra do russo Dostoievski, por dentro, no enredo, e “por fora”, nas ricas possibilidades narrativas do texto.

Eisejuaz, de Sara Gallardo (Literatura latino-americana)

Com tradução impecável da curitibana Mariana Sanchez, publicado em 2021, cinquenta anos depois da publicação original, Gallardo trata-se uma das descobertas tardias do boom latinoamericano dos anos 60 e 70. Em tom de linguagem e de mitologia fundante, Eisejuaz, um indígena xamã do norte argentino, um personagem e ao mesmo tempo uma possibilidade nova de linguagem.

Marx e a superação do Estado, de Ademar Bogo (Teoria política)

Este trabalho foi publicado em 2018, uma sistematização rigorosa do pensamento revolucionário de Marx, Engels, Lênin, e do marxismo-leninismo ao longo do século vinte. Bogo resgata o pensamento revolucionário, tece duras críticas às concepções que adaptam-se à lógica do possibilismo, aborda a impossibilidade de revolução sem o desmonte do aparelho do Estado e ainda dimensiona historicamente a polêmica em torno de Engels, sobre a relação entre luta insurrecional e luta institucional, no final da vida e em vista da experiência alemã.

Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus e Cartas a uma Negra, de Françoise Ega (Diários)

A fratura exposta do colonialismo europeu e do racismo estrutural brasileiro. Se a experiência de leitura de Carolina Maria de Jesus é impactante, seus relatos de uma mulher negra na periferia de São Paulo nos anos 60, compara-se a esse diário de uma mulher negra e caribenha, escrito por Françoise Ega. Na condição de contemporâneas, ao saber por meio de uma revista sobre a vida de Carolina, Ega passa a dialogar com ela em seus diários, imaginando o que seria a interlocução entre duas mulheres negras, uma brasileira e uma martinicana. Ega é escritora, luta pela publicação de seus livros, enquanto enfrenta a exploração como trabalhadora doméstica na França. Parece imprescindível nesse sentido recomendar a leitura de ambas as obras.

Raça, Classe, Revolução - A luta pelo poder popular nos Estados Unidos (Ensaios, artigos e notas)

Seleção dos historiadores Jones Manoel e Gabriel Landi, ambos do PCB, resgatando artigos, documentos e notas da experiência do Partido dos Panteras Negras nos EUA, com ótimo ensaio inicial no livro. Temos uma rica síntese entre a visão estrutural dos problemas da comunidade negra nos EUA, em outros países, e a sua necessária ligação com a necessidade de tomada do poder do Estado e ruptura com o modo de produção capitalista - o que fica evidente nessa farta documentação.

Insônia, de Graciliano Ramos.

O autor alagoano de obras imperdíveis como Caetés, Vidas Secas e São Bernardo é mestre em reunir a introspecção psicológica, a angústia do indivíduo em uma sociedade marcada pela ganância e pelo interesse financeiro. A sociedade brasileira e suas questões estruturais no século vinte, o racismo, o autoritarismo, o conservadorismo e o anticomunismo estão presentes de forma crítica nos personagens destes contos. Graciliano deve ser lido por completo. E todo ano.

Encontro você no oitavo round, de Caê Guimarães (Romance)

Um boxeador, e poeta de gaveta, já no fim de carreira, tem a chance de uma última luta. Mesmo pago para entregá-la, ele não está disposto a seguir esse caminho. O que parece um enredo banal dá lugar a uma obra que mistura as reflexões típicas de esporte popular com uma linguagem e reflexões envolventes - em um dos melhores romances contemporâneos.

Edição: Lia Bianchini