Economia

Juliane Furno entrevista ex-ministro Guido Mantega no podcast Três por Quatro

A política econômica do país foi tema do último episódio da temporada; o podcast voltará com novidades para as eleições

Ouça o áudio:

Mantega foi ministro da Fazenda entre 2006 e 2014
Mantega foi ministro da Fazenda entre 2006 e 2014 - Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Há uma disputa política sobre o futuro, mas também sobre o que foi o nosso passado recente

No episódio que encerra a temporada do podcast Três por Quatro, a conversa é entre economistas. Juliane Furno recebe Guido Mantega, que já foi ministro do Planejamento, presidente do BNDES e ministro da Fazenda nos dois mandatos presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e no primeiro de Dilma Rousseff (PT).

Furno, doutora em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e ativista do Levante Popular da Juventude, perguntou ao ex-ministro sobre como avalia os aspectos centrais das políticas econômicas implementadas no país nas últimas duas décadas, as respostas brasileiras às crises econômicas globais e, também, quais suas perspectivas para o futuro.

Leia também: :: Desaceleração da economia global representa crise do neoliberalismo, apontam pesquisadores ::

Os estímulos à demanda agregada - como, por exemplo, o aumento do salário mínimo acima de produtividade - e os juros altos para cumprir a meta da inflação, característicos da gestão de Mantega à frente da Fazenda, foram analisados nesse episódio. 

Em artigo recente publicado na Folha de S. Paulo, na "série sobre 'pensamentos econômicos de pré-candidatos' à Presidência", Guido Mantega critica o que chama de “neoliberalismo anacrônico” do bolsonarismo e defende, publicamente, a pré-candidatura petista. A partir desse gancho, Furno questiona Mantega sobre sua aposta para a performance da economia brasileira neste ano de 2022, bem como os pontos primordiais a serem adotados pelo próximo governo.

O podcast Três por Quatro em breve lançará sua próxima temporada, tendo como tema central as eleições de 2022.

Aumenta o som: 

Edição: Vivian Virissimo