direitos humanos

Para marcar Dia da Visibilidade Trans, Programa Bem Viver reforça luta contra transfobia

Em entrevista especial, rapper Jupi77ter discute visibilidade, preconceito e reconhecimento social das pessoas LGBTQIA+

Ouça o áudio:

Brasil é ainda o país onde mais travestis e transexuais morrem vítimas de violência - Agência Brasil
O 29 de janeiro é uma das principais datas de mobilização da comunidade trans no Brasil

Amanhã (29) é comemorado o Dia nacional da Visibilidade Trans, uma das principais datas de mobilização da comunidade transexual e travesti no Brasil. Organizados, eles lutam por inclusão social, segurança pública, educação e, em especial, políticas de combate a transfobia.

Para marcar a data, a edição de hoje (28) do Programa Bem Viver traz uma entrevista com o rapper Jupi77ter, para discutir visibilidade, preconceito e reconhecimento social das pessoas LGBTQIA+.

MC, poeta e compositor, o artista de 29 anos nasceu em São Paulo e se identifica como pessoa trans não binária, que não se enquadra nos padrões de masculino ou feminino.

Apesar disso, o artista adota o “ele” para se identificar em determinadas situações. Mas Jupi77ter é mesmo defensor da famosa linguagem neutra, que suprime as marcações de gênero nas palavras, um dos temas abordados durante a entrevista.

Vale destacar que o 29 de janeiro se tornou um dia fundamental na luta das pessoas trans porque nesta data, em 2004, ocorreu a primeira mobilização organizada LGBTQIA+ para reivindicar direitos, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Um grupo de pessoas de diferentes partes do país se reuniu na capital federal levando a bandeira trans e travesti.

A campanha mobilizou o governo federal, que atendeu diversas reivindicações do grupo. Na época, o Ministério da Saúde formalizou um compromisso com esta população e criou um comitê técnico específico para pensar em políticas públicas para ela.

Depois da chuva, a reconstrução

Após as fortes enchentes que afetaram diversas regiões de Minas Gerais nas primeiras semanas do ano, a população local segue trabalhando para reconstruir o que foi perdido. O Brasil de Fato conversou com assentados de diferentes partes do estado para entender como está o processo de recuperação das lavouras.

Além de moradias, diversas plantações foram completamente destruídas com as enchentes. Segundo levantamento da empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, 119 mil hectares de lavouras foram perdidos. Muitos assentamentos foram atingidos.

Segundo os agricultores, os estragos são ainda piores devido ao crime cometido pela mineradora Vale em Mariana (MG), em 2015, que resultou em um rompimento de barragem e em uma avalanche de lama tóxica. Isso porque, até hoje, quando o rio sobe traz consigo ainda muita lama, o que prejudica o solo.

Papo na Laje

O Bem Viver repercute o novo episódio do Programa Papo na Laje, uma iniciativa audiovisual idealizada e construída por jovens de diversas regiões fluminenses para contar histórias próprias.

Nesta edição, as convidadas são as duas trancistas da zona norte do Rio de Janeiro, Gleice Renascimento, de Cordovil, e Milena Francisco, do Morro do Borel.

O papo na laje vai ao ar toda quinta-feira, às 6 horas da tarde, no Youtube e na TV comunitária do Rio de Janeiro, com transmissão no canal 6 da net. A iniciativa é uma parceria do Brasil de Fato Rio de Janeiro.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Sarah Fernandes