PROGRAMA DE RÁDIO

Paraíba de Fato aborda a doulagem, violência obstétrica e a educação perinatal

“O parto é dolorido ou não, mas ele não pode ser um espaço de sofrimento”, diz entrevistada da edição, Aline Martinells

Ouça o áudio:

“É preciso construir um novo jeito de nascer bonito”, afirma Aline Martinells.
“É preciso construir um novo jeito de nascer bonito”, afirma Aline Martinells. - Foto: Arquivo Saúde Popular

No último sábado (29), o programa Paraíba de Fato destacou o trabalho da doulagem, através de uma entrevista com Aline Martinells, secretária da Associação de Doulas da Paraíba (ADPB). Aline também faz parte da equipe do Gestamar, espaço com valores sociais em que doulas se organizam para alcançar “úteros marginalizados”, mulheres de periferias. A conversa tratou dos seguintes temas: violência obstétrica, racismo obstétrico, hiperinstrumentalização, violência neonatal, educação perinatal e cenário da profissão na Paraíba.

 “Após o século XVII, os homens médicos começaram a ocupar a cena obstétrica, assim, eles desprezaram o saber daquelas mulheres mais velhas, que detinham o conhecimento sobre o parto. Sem elas, trazem instrumentos bastantes absurdos, desde navalha de barbeiro até a criação do fórceps”, comenta Aline. Ela ainda explica que as doulas são um resgate das mulheres que atuavam junto a essas parteiras. “É preciso construir um novo jeito de nascer bonito”, afirma a doula. 

 


Aline Martinells, doula afrocentrada e educadora perinatal. / Foto: Acervo pessoal.

 


Oferecer suporte físico e emocional é uma das formas do trabalho das doulas. / Foto: Reprodução/Instagram: Gestamar.


O programa também trouxe uma matéria com a participação de Silvia Tavares, professora de História da Rede Estadual de Campina Grande, sobre o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, celebrado em 27 de janeiro. Seguindo, a economista Ana Cristina de Oliveira Mélo falou sobre os desafios e expectativas para a economia de 2022. No esporte, o assunto da vez foi basquete, os jogos da Novo Basquete Brasil (NBB) e o desempenho do Unifacisa/CG. 

O programa Paraíba de Fato vai ao ar todo sábado, na Rádio Sanhauá AM 1280, das 09h às 10h. Aos domingos, de 12h às 13h, a edição é reprisada na Rádio Mangabeira FM 104,9.

Confira aqui o programa completo e no Spotify.

Edição: Carolina Ferreira