MAIS DIREITOS

Cuba inicia consulta pública sobre novo código de família

Legislação altera texto de 1976 para ampliar direitos da comunidade LGBTQIA e pode entrar em vigência a partir de abril

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Nova lei foi previamente aprovada pelo parlamento cubano em dezembro de 2021 e só entrará em vigor após consulta - Yamil Lage / AFP

Cuba iniciou, nesta terça-feira (1), a consulta popular sobre seu novo Código de Família, que altera a concepção de núcleo familiar e amplia direitos à comunidade LGBTQIA. Cerca de 7 milhões de cubanos poderão opinar sobre o texto em mais de 78 mil postos de consulta dispostos em toda a ilha.

Para isso foram designados 1.428 fiscais eleitorais e 27.891 colaboradores para garantir a transparência do processo.

O novo código teve 23 versões durante três meses de debate em 2021. Agora deverá ser revisado pela população cubana até 30 de abril.

O documento reúne 483 artigos, que incluem a proteção do direito de todas as pessoas a constituírem família sem discriminação; atualiza as instituições jurídico-familiares, rompendo com o modelo heteronormativo; estabelece o direito de uma vida familiar livre de violência; coloca como valores o amor, afeto, solidariedade e responsabilidade.

:: BdF Explica | Quais os impactos do bloqueio econômico dos EUA contra Cuba :: 

O código vigente foi escrito em 1976 e foi um dos únicos aspectos não abordados pela Reforma Constitucional de 2019.

Além de referendar a atual elaboração do Código, os cubanos também podem sugerir mudanças na legislação.

Somente depois do dia 30 de abril o texto passa por uma nova avaliação na Assembleia do Poder Popular, que aprovará a nova versão do texto com sugestões da consulta pública. Depois disso, essa nova formulação vai a plebiscito popular.

Edição: Arturo Hartmann