Distrito Federal

#JUSTIÇAPORMOÏSE

Em Brasília, ato contra o assassinato de Moïse Kabagambe acontece neste sábado, às 10h

Manifestação é nacional e acontece em várias cidades do país como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
No dia 3 de fevereiro o Levante Popular da Juventude realizou um ato no RJ em frente ao quiosque em que Moïse foi brutalmente assassinado - Matheus Alves | Levante Popular da Juventude

Coletivos, organizações e movimentos sociais do Distrito Federal convocaram para este sábado, 5, às 10 horas, uma manifestação por justiça e contra o assassinato do jovem congolês Moïse Kabagambe. O ato será realizado em frente ao Palácio Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Moïse foi espancado e assassinado por cinco pessoas no dia 24 de janeiro, no Quiosque Tropical, na Barra da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, após cobrar seu salário que estava atrasado.

A manifestação é nacional e é realizada em diálogo com a família de Moïse Kabagambe. Os atos acontecem simultaneamente em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, entre outras.

:: Atos contra o assassinato de Moïse Kabagambe são marcados para o fim de semana; confira ::

“Queremos chamar atenção das autoridades do Brasil em relação ao caso, para que o país se posicione sobre a vida do Moïse, uma vez que ele era refugiado e o Estado brasileiro tinha responsabilidade sobre essa vida. O que aconteceu com Moïse não pode passar impune e não pode ser silenciado”, destaca Dani Sanchez, uma dos articuladores do Ato Justiça por Moïse, participante do Grupo Por todas as Vidas Negras do DF.

“Além da cobrança por justiça pela vida de Moïse, este ato simboliza uma indignação coletiva em ter mais um dos nossos brutalmente assassinado, escancarando novamente o racismo estrutural que ceifa a vida da juventude negra nesse país e também aqui no Distrito Federal”, aponta Ângela Amaral, da Coordenação Distrital e do Setor de negros e negras do Levante Popular da Juventude.

:: No RJ, Levante Popular da Juventude faz ação para pedir justiça por Moïse Kabagambe ::

“Moïse era um jovem, negro, trabalhador e imigrante, que veio para o Brasil com a esperança de ser acolhido e não violentado. É inadmissível que aceitemos o silêncio das autoridades diante destas barbáries”, destaca Ângela.

Justiça

Moïse Kabagambe era natural do Congo, país do continente africano, tinha 24 anos e veio para o Brasil em 2014, na condição de refugiado.

:: Brasil tem 1.050 refugiados congoleses; Moïse chegou ao país aos 14 anos ::

No dia 24 de janeiro, Moïse foi cobrar duas diárias de trabalho atrasadas, em um quiosque onde trabalhou, e acabou sendo espancado até a morte no local. O corpo dele foi encontrado amarrado.

:: "Quem agrediu Moïse foi movido pelo racismo", diz congolês que vive no Brasil há dez anos ::

Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) indicou que a causa da morte do jovem congolês foi traumatismo do tórax, com contusão pulmonar, causada por ação contundente.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino