PANDEMIA

Brasil confirma cinco casos de subvariante mais contagiosa da Ômicron

Variante ômicron é predominante no país e é responsável por 95,6% dos casos de covid- no Brasil

Brasil de Fato|Recife(PE) |
Estudo dinamarquês avalia que a BA.2, subvariante da Ômicron, pode ser 33% mais infeciosa - Prakash Mathema/AFP

O Ministério da Saúde confirmou que o Brasil registrou, até o momento, cinco casos da subvariante BA.2 da ômicron, a mais contagiosa entre todas as variantes da covid-19. Dois deles foram detectados em São Paulo, outros dois no Rio de Janeiro e o mais recente em Santa Catarina. 

Atualmente, a variante ômicron é predominante no país e é responsável por 95,6% dos casos, de acordo com números divulgados na última sexta-feira (4), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

::Com novas falhas nos dados, Brasil fecha semana sem saber realidade da covid::

Entre 3 e 29 de janeiro, foram registrados no Brasil 63.981 casos de "variantes de preocupação" da covid-19, aquelas com mutações que exigem atenção pela transmissibilidade ou pela gravidade.

Um estudo realizado na Dinamarca apontou que a subvariante BA.2 é mais transmissível do que a sua versão original. A pesquisa observou 8.500 casos de covid-19 no pais, entre dezembro e janeiro, e concluiu que ela pode ser 33% mais infeciosa. 

Cidade do Rio libera acompanhantes a pacientes internados a partir de 7 de fevereiro

Os dados sobre a presença desta subvariante no Brasil estão computados em uma relatório produzido pela Fiocruz, por meio da Rede Genômica, que reúne um conjunto laboratórios responsáveis por fazer análise genética.

A descoberta coincide com um novo momento da pandemia no país, com recordes diários de novos casos. Na sexta-feira, o Brasil ultrapassou a marca mil mortes em 24h pela doença, o que não ocorria desde agosto do ano passado, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa. 

 

Edição: Sarah Fernandes