ASSISTA

Cultura da América Latina ganha destaque no Programa Bem Viver na TV

Produção desembarca em Cuba e Venezuela para falar sobre música e literatura. Saúde e alimentação também entram na pauta

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Confira como a jornalista Luana Ibelli evitar intoxicação alimentar e como prevenir o câncer - Divulgação BdF

A cultura da América Latina, em suas diferentes formas e expressões, ganha destaque da edição de hoje (5) do Programa Bem Viver na TV. Na música, a equipe de reportagem desembarca na Venezuela para contar a história de um grupo de mulheres que usam instrumentos de percussão para resgatar e valorizar a cultura negra no país. Já na literatura, o papo é com o escritor cubano Leonardo Padura e sua preferência pelo gênero policial. 

Em Caracas, capital da Venezuela, quem arregaça as mangas - ou esquenta os tambores - para manter vivia a cultura tradicional são as integrantes do grupo Herança Tambor, que tem o objetivo de valorizar o papel feminino na cultura afro-venezuelana.

“Para as mulheres, o grupo Herança Tambor tem sido seu espaço próprio. Elas vêm gritar o que está reprimido através do tambor, aquilo que está contido”, afirma a percussionista Monica Mancera, que defende que a atividade ajuda a quebrar estereótipos e a fortalecer a memória povo negro, além de ser terapêutica. 

Outro destaque do programa é o escritor cubano Leonardo Padura, referência mundial por seus romances policiais. O último lançamento no Brasil foi o livro “Como Poeira ao Vento”, publicado pela Editora Boitempo. Na conversa, além do livro, Padura fala sobre os desafios da pandemia em Cuba. 


E tem mais…

Nesta edição, o Bem Viver na TV ainda fala sobre a importância da educação popular nos assentamentos do MST, em reportagem do Momento Agroecológico. 

No quadro Comida de Verdade, a cozinheira Letícia Massula ensina uma receita de tortilla de banana com molho tostado. 

O Alimento é Saúde faz um alerta importante nesse período de férias, em que muita gente opta por comer fora de casa: como evitar a intoxicação alimentar? 

Ainda no tema saúde, tem dica de como prevenir o câncer com cuidados no estilo de vida. 

O Bem Viver é uma produção do Brasil de Fato na Rede TVT, que abrange a Grande São Paulo. O programa vai ao ar aos sábados, às 13h30, com reprise aos domingos às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVE Bahia, TVCom Maceió, TV Floripa, TVU Recife, e nas plataformas online da TV RSul. 

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes